fbpx

Blog

O que é segurança de Endpoint e por que ela é tão importante para o seu negócio?

Imagem de capa - o que é segurança de Endpoint e por que ela é tão importante para o seu negócio
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Tempo de leitura: 6 minutos

Recursos digitais são, hoje em dia, indispensáveis para qualquer negócio. Mas, como nem tudo são flores, a complexidade do ambiente corporativo oportuniza o surgimento de brechas para novos e complexos riscos de fraudes cibernéticas.

Infelizmente, os antivírus já não são suficientes para proteger os usuários contra ataques complexos. Assim, torna-se essencial implementar um sistema confiável de segurança no espaço virtual.

Para os ambientes organizacionais, é recomendável adotar a abordagem do Endpoint Security (ou Endpoint Protection), capaz de proteger uma rede empresarial, quando acessada, tanto por dispositivos internos e remotos, como servidores, estações de trabalho, smartphones, laptops, tablets ou outros dispositivos sem fio.

O que é segurança de Endpoint?

De maneira contextualizada, Endpoint (ponto de extremidade em português) pode ser qualquer dispositivo, seja ele móvel ou não, desde uma estação de trabalho até notebooks, tablets e celulares, que podem ser conectados a uma rede.

Logo, a segurança de endpoint visa assegurar que todos os serviços conectados a uma rede estejam protegidos contra vários tipos de ataques cibernéticos como worms, cavalos de troia, spywares, adwares, rootkits e ataques de vulnerabilidades de software (“exploração de dia zero”).

Como funciona o Endpoint Security?

O Endpoint Security atua na interrupção de ameaças, no monitoramento da integridade geral do sistema e na geração de relatórios com informações sobre detecção e status. O software cliente é instalado em cada sistema, porém possui um orquestrador centralizado.

O sistema de proteção engloba gerenciamento de permissões de instalação e de acessos a aplicativos, controle de acesso à rede e à Internet, controle de dispositivos, gerenciamento contra perda de dados (DLP), detecção e resposta de ameaças e principalmente, proteção anti-malware.

Em outras palavras, o sistema protege servidores, sistemas de computadores, laptops e tablets contra ameaças conhecidas e desconhecidas. Essas ameaças incluem malware, comunicações suspeitas, sites não confiáveis e arquivos baixados.

Leia também: Por que a McAfee é uma gigante global quando o assunto é segurança da informação.

Diferença entre segurança de Endpoint e antivírus

Embora ambos ofereçam soluções de proteção, Segurança de Endpoint e antivírus são coisas diferentes. Enquanto o antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms em PCs – único ou muitos -, a segurança de Endpoint cobre toda a infraestrutura.

O Endpoint Security contém não apenas anti-malware, comum entre os antivírus, mas muitas ferramentas de segurança contra diferentes tipos de ameaças. Com ele, é possível manter a integridade dos dispositivos, a autenticação / autorização do usuário, para assim, preservar os Endpoints seguros, o que não está incluído no pacote do antivírus.

Por que é importante ter uma boa segurança de Endpoint?

Vírus e ataques cibernéticos podem causar prejuízos de milhões de dólares para as empresas. Há inúmeros caminhos pelos quais esses ataques podem seguir, como sequestro de dados com Ransomware, perda de informações importantes, roubos de senhas bancárias, lentidão e danos a aplicações/servidores, usuários parados enquanto computadores estão em manutenção ou aplicações indisponíveis

Para se ter um parâmetro, segundo o FBI, os prejuízos causados por diferentes tipos de malware somaram mais de USD 11 milhões apenas em 2018. Já em 2019, de acordo com o Ponemon Institute, o custo médio das violações de dados atingiu USD 3,92 milhões, o valor mais alto registrado até hoje. Daí a importância de manter a integridade e segurança de seu sistema digital.

Leia também: Tudo sobre cibersegurança para empresas – As melhores práticas para proteger o seu negócio

Benefícios da segurança de Endpoint

Entre as vantagens da segurança Endpoint, destacam-se:

Redução de custos

Ao invés de investir em componentes separados para garantir a proteção de cada dispositivo conectado na rede, o sistema de Endpoint reúne os componentes necessários em um só conjunto, o que é muito mais vantajoso financeiramente.

Fácil instalação

Basta instalar e configurar o servidor central que fará a segurança da rede. Assim, os dispositivos só conseguirão acessar a rede a partir da instalação do cliente em seus dispositivos.

Administração centralizada

É possível centralizar a rede a partir do sistema gerenciador de segurança, no caso, o Endpoint.

Assim, o gerente de infraestrutura de TI da empresa ou o parceiro terceirizado passa a ser o administrador do servidor de Endpoint, sendo responsável pelo controle para revogar e conceder permissões de uso, auditar a segurança, obter relatórios, monitorar a rede, entre outros aspectos. Essas ações ocorrem por meio de um orquestrador ou portal de gerenciamento remoto.

Bloqueio de ações indesejadas

Apesar de muitas vezes não ser intencional, invasões indesejadas podem ser frequentes no ambiente organizacional. Por exemplo, se um funcionário de uma empresa coloca um pendrive infectado no computador de trabalho, pode causar uma vulnerabilidade no sistema.

Por esse motivo, algumas empresas possuem políticas de segurança que impedem que funcionários pluguem dispositivos internos em estações de trabalho. Assim, softwares de segurança de Endpoint ajudam a bloquear esse tipo de atividade.

Fácil integração com novas tecnologias

Como o sistema de segurança é apenas um composto, torna-se mais fácil que novas soluções sejam adicionadas ao sistema de forma simples. Assim, as empresas têm acesso às atualizações de forma segura e unificada, de uma vez só, para todos os dispositivos.


Quer saber mais sobre Cibersegurança para empresas? A Infomach oferece soluções e gerenciamento de segurança de Endpoint e antivírus, segurança de rede e Firewall, segurança de e-mail e anti-SPAM, backup e Disaster Recovery (DR) para empresas. Saiba qual é a melhor opção para o perfil da sua organização e solicite um orçamento sem compromisso:

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.