fbpx

Blog

Hospital Nasr Faiad contrata segurança gerenciada como parte de seu programa contínuo de modernização

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Estudo de caso: Hospital reconhecido pela alta capacidade de seu corpo clínico e pela adoção de tecnologias de saúde de última geração, contratou Segurança Gerenciada Infomach para proteger-se de ameaças cibernéticas.


O Hospital Nasr Faiad

O Hospital Nasr Faiad, HNF, é um hospital de 63 anos localizado na cidade de Catalão, Goiás. O HNF é referência no Sudeste Goiano em cirurgias cardíacas de alta complexidade, neurologia e ortopedia. O HNF tem trabalhado em um programa contínuo de modernização que envolve melhorias em suas instalações físicas, aquisição de equipamentos de última geração, adoção de tecnologia em seus processos de atendimento e segurança hospitalar.

A preocupação com a segurança da informação sempre existiu no HNF e, dentro do programa de modernização, o upgrade das tecnologias existentes e principalmente da melhoria do serviço foi um passo natural dentro deste processo. O HNF locava firewall Fortinet e possuía licenças de antivírus Trend Micro que eram administradas pela equipe interna do hospital.

O Desafio

Com o crescimento do HNF, a TI foi convocada a prover serviços e sistemas que melhorem a qualidade do atendimento ao paciente e ao médico.

O Diretor Presidente, Dr. Jamil Sebba Calife determinou que a TI também deveria trabalhar para atingir o objetivo do hospital que é salvar vidas, satisfazer os pacientes e proporcionar infraestrutura adequada aos médicos. Atender a determinação da direção e ao mesmo tempo dar a devida atenção a segurança não seria possível. A decisão de contratar uma empresa especializada não apenas em tecnologia, mas que fosse responsável pela gestão diária do Firewall e Antivírus se mostrou como uma opção viável.

Nosso desejo era melhorar a segurança, mas ao mesmo tempo não queríamos traumas ou paradas de ambiente, pois o hospital e seu pronto-socorro funcionam 24 horas. Felizmente o trabalho foi realizado conforme planejado e sem paradas. Começamos pelo antivírus McAfee que agora é gerenciado através da Cloud e em seguida foi realizado o upgrade do firewall, desativando o antigo Fortinet e entrando em produção com o SonicWall. De imediato após a mudança de firewall notamos melhorias na rede e maior visibilidade no tráfego. Escolhemos a Infomach devido a experiência da empresa no segmento de saúde e hoje estamos satisfeitos. O atendimento é profissional e recebemos semanalmente relatórios de status de segurança endpoint e rede.”

(Keulice Justino Dutra de Miranda – Gerente de Tecnologia da Informação)

A Solução

No projeto de segurança de rede e endpoint gerenciada foram utilizadas as soluções:

  • SonicWall Next Generation Firewall Appliance como tecnologia de segurança de rede;
  • SonicWall GMS (Global Management System) como software de gerenciamento;
  • McAfee Complete Endpoint Protection Business como segurança antivírus de desktops e servidores;

Os softwares de gerenciamento SonicWall GMS e McAfee ePO foram implementados em Cloud AWS com objetivo de não ocupar capacidade computacional do hospital e garantir funcionamento contínuo. As tecnologias de gerenciamento trabalham integradas com os softwares de monitoramento e service desk utilizados pela Infomach, permitindo identificação proativa de anomalias e incidentes que mereçam atenção, inclusive com recursos de automação que abrem e até mesmo fecham chamados automaticamente após a solução.

Leia também: Ataques de Ransomware podem causar grande impacto financeiro nas empresas da área da saúde


Quer entender como a segurança gerenciada pode mudar sua empresa? Fale conosco agora ligando (62) 3945-7955 ou clique aqui para solicitar que um de nossos especialistas entre em contato com você.

Clique aqui para falar com um especialista Infomach
Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.