fbpx

Blog

Hackers roubaram dados e R$500.000 de Clientes da XP Investimentos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

benchimolXP
Cerca de 29.000 clientes da corretora XP tiveram dados pessoais como nome, endereço, CPF, e-mail e a conta na instituição roubados por hackers. O crime aconteceu entre 2013 e 2014 e os criminosos enviaram mensagens recentemente à empresa tentando conseguir dinheiro para não divulgar o caso, segundo a XP. De acordo com o jornal Valor Econômico, o fundador e principal acionista da empesa, Guilherme Benchimol, foi o alvo da extorsão exigindo pagamento de 22,5 milhões de reais. O grupo teria sido também responsável por desviar dinheiro de alguns investidores.

Segundo a publicação, os clientes também receberam e-mails dos hackers sobre o incidente, no que acredita-se ser uma tentativa de pressionar Benchimol. O texto enviado a ele e aos clientes dá instruções sobre como fazer o pagamento do valor pedido na moeda eletrônica bitcoin. “Feito isso, você resolveria rápido esse problema, evitando assim um caos que o grupo XP pode vir a sofrer no ano de 2017 em diante.”, diz o texto ao qual o jornal teve acesso.Os criminosos alegam na mensagem que conseguiram desviar 2 milhões de reais de contas de seis clientes da XP com esses dados. A XP admitiu que a fraude ocorreu contra três pessoas, o valor foi de 500.000 reais, já ressarcidos.Procurada por VEJA, a XP disse em nota estar ciente do caso, e que está tomando medidas legais e ações para evitar outros problemas como esse. Dentre elas, estão a criação de um comitê de segurança formado por seus executivos, a contratação de uma consultoria externa e o contato com os clientes. “A XP Investimentos lamenta o ocorrido e orienta que os clientes tirem dúvidas com seus assessores de investimento ou liguem para 4003-3710 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 880 3710 (demais regiões). O compromisso da empresa com clientes e a transparência é completo e irrestrito.”, diz o texto.
Esta é a íntegra do comunicado enviado pela XP: “A XP Investimentos comunica que investiga, em colaboração com a Polícia Federal e o Ministério Público, possível vazamento de dados cadastrais. Conforme os fatos apurados até o momento, criminosos obtiveram informações básicas de determinados clientes entre 2013 e 2014. Importante esclarecer que, muito embora o ocorrido, os investimentos de todos os clientes estão seguros. No mesmo período, foi identificada fraude isolada com três clientes, que, à época, foi devidamente reportada às autoridades competentes e sanada, sem qualquer prejuízo financeiro aos envolvidos. Recentemente, os mesmos infratores divulgaram na internet o vazamento destes registros, em uma tentativa de extorsão. O vazamento das informações é uma ação criminosa e a empresa está tomando todas as medidas legais cabíveis.
A companhia trabalha constantemente para aprimorar a segurança dos seus clientes. Entre as medidas adotadas nos últimos anos, estão o reforço da estrutura de segurança da informação, além de investimentos em infraestrutura, processos e softwares de Tecnologia da Informação.
A XP Investimentos lamenta o ocorrido e orienta que os clientes tirem dúvidas com seus assessores de investimento ou liguem para 4003-3710 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 880 3710 (demais regiões). O compromisso da empresa com clientes e a transparência é completo e irrestrito.”
Saiba mais em:
http://www.valor.com.br/financas/4845170/hackers-roubam-dados-de-clientes-da-xp 
http://veja.abril.com.br/economia/hackers-roubam-dados-de-29-000-clientes-da-corretora-xp/
Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.