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Comunicação e Argumentação

A maioria das pessoas não querem ser arbitrárias ou ter crenças injustificadas, elas querem ter razões para aquilo que elas pensam e fazem. Mas como se consegue razão? A melhor forma é através da argumentação. Quando um argumento é compreensível, você consegue entender as razões, e um bom argumento é a chave para ter boas razões para justificar a forma como você pensa e age.

Nem sempre é necessário agir como um vendedor de carros para conversar com colegas de trabalho. Vendedores são treinados para persuadir, para mudar um estado mental, fazer você acreditar que algo é bom para você mesmo sem te dar um bom argumento para isso. Um dos objetivos da argumentação é a justificativa. Persuasão não é uma forma de comunicação interna saudável, as vezes é necessário apenas dar justificativa para determinada posição, e dar uma justificativa não é necessariamente persuadir alguém ou tentar mudar sua opinião. Seu objetivo com a comunicação deve ser claro, pois faz diferença. Qual diferença? Quando se tenta persuadir alguém, não faz diferença se os argumentos são bons ou não, o que importa é gerar o efeito desejado, fazer a pessoa mudar de ideia. Quando se quer justificar algo, não importa se a pessoa irá mudar a forma como pensa, o que importa é mostrar o seu ponto de vista de forma clara e dar bons argumentos.

Crises em ambientes de trabalho são imprevisíveis. Porém existem formas de controlar essas crises quando elas ocorrerem ou tentar evitá-las. Explorar sentimentos e comportamentos de colegas é um bom exercício, você passa a conhecê-los mais profundamente, mas cuidado com más interpretações. Relações sociais e profissionais devem ser extremamente interativas, mesmo com toda a tecnologia existente, ser o menos mecânico possível é fundamental. Boa parte da comunicação, independente de momento e ambiente, ocorre de forma inconsciente e reativa, geralmente pela linguagem corporal, então preste atenção na forma de se portar no ambiente de trabalho. Ao encontrar muita dificuldade em se conectar com as outras pessoas, talvez seja hora de observar os sinais que você envia, mesmo que subconscientemente. Falar diretamente com seus colegas de trabalho é fundamental. Ao perceber início de crises ou dificuldade de interação, é responsabilidade sua tentar contornar essa situação.

Comunicação não é apenas falar, mas sempre saber ouvir. Aqui segue algumas dicas para melhorar a comunicação em seu ambiente de trabalho:

Imagem
A imagem transmitida para colegas de trabalho não é apenas física, mas boa parte pela simpatia e disposição social apresentada na interação com seu colega. Mostrar interesse, conversar, rir, lembrar nomes, sempre será seu melhor cartão de visita.
Exercício
Para muitas pessoas a boa comunicação é inerente a sua personalidade, mas para outros o treino é essencial. O principal componente da boa comunicação é autoconfiança. Tenha bons argumentos e confie em si mesmo. Argumentos sólidos e verdadeiros não deixam brecha para temer o fracasso. Transmita segurança!
Tempo
Saiba a hora de falar. Fazer essa escolha de forma correta pode mudar tudo. Deixe de lado momentos tensos quando é visível a irritação no ar entre seus colegas ou quando perceber que as pessoas estão cansadas demais.
Independente de profissão, a boa comunicação será sempre necessária. Cada pessoa age de forma diferente e apresenta atitudes diferentes, ignorar esse aspecto é um erro gravíssimo e pode desencadear desentendimentos e atrapalhar seu desenvolvimento profissional. A forma como você se comunica irá definir a boa ocorrência de aspectos importantes, tais como: Vender produtos, propor ideias, defender projetos e até mesmo explicar estratégias. Não só para esses aspectos mas como para tudo em seu ambiente de trabalho, é necessário saber se expor, tenha argumentos firmes e um bom posicionamento de forma a ser coerente e objetivo. Lembre-se: Saber se posicionar em diferentes situações é uma competência fundamental para alcançar o sucesso.
A comunicação interna não atinge somente os funcionários em geral, mas é uma forma da empresa se comunicar com seus ativos para gerar valor. Apesar da crescente complexidade que estamos vivendo no mundo hoje, as pessoas ainda querem saber de forma verdadeira o que está acontecendo e querem ser tratadas da forma que é importante, como pessoas.

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