fbpx

Blog

Sua empresa está na nuvem? Saiba como reduzir os seus custos mensais.

Imagem de capa - Como reduzir os seus custos na nuvem?
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar dos benefícios que a utilização de infraestrutura e serviços em nuvem proporcionam, o olhar de um especialista no assunto pode fazer uma grande diferença: com otimização de detalhes e a aplicação de boas práticas, nossa experiência mostra que os gastos da sua empresa podem ser reduzidos em até 50%.

Como o pagamento mensal da nuvem é vinculado diretamente à utilização da mesma, torna-se fundamental ter conhecimento e experiência em otimização de custos na nuvem para evitar prejuízos e investimentos desnecessários.

Para todas a empresas que estão planejando ou iniciando a adoção da nuvem, é importante verificar a expertise da empresa parceira responsável pela criação do ambiente em nuvem ou pela migração do ambiente local para o provedor de nuvem. Além da capacidade técnica para configurar e administrar os serviços de nuvem, também é muito importante se questionar: como este parceiro me ajudará a controlar os custos mensais?

Leia também: Primeiros passos de uma migração bem-sucedida para a nuvem

Quais são os principais custos operacionais da nuvem?

Quando falamos de gestão de custo em nuvem, podemos dividir em duas etapas críticas:

1) Implantação inicial da arquitetura em nuvem: neste momento é natural que a atenção esteja voltada para o que será necessário a curto prazo, ou seja, para iniciar a produção da empresa no provedor de nuvem. Nesta etapa ocorre a escolha de serviços específicos, forma de armazenamento de dados e até mesmo tempo de atividade dos servidores. Todas essas decisões precisam ser guiadas também pelo viés financeiro, buscando equilibrar performance e utilidade dos serviços escolhidos com o custo mensal para a empresa.

2) Gestão do ambiente em produção: passado o momento inicial, o monitoramento contínuo dos recursos operacionais contratados tem impacto direto na manutenção ou até mesmo na redução de investimentos mensais. A seguir, listamos um conjunto de exemplos práticos e recorrentes no controle de faturamento:

  • Programar horário de funcionamento dos servidores;
  • Recursos não utilizados e ociosos: por exemplo, discos não associados a nenhum servidor;
  • Questões de dimensionamento: por exemplo, servidores com capacidade de hardware alocada superior ao uso real);
  • Alterar a forma de contratação: para serviços que são usados sem interrupção, avaliar formas de contratação alternativas, como a alteração de servidores para Instâncias Reservadas;
  • Estratégia de armazenamento: é possível movimentar os dados presentes em serviços de armazenamento por camadas de armazenamento diferentes e com custos diferentes.

Como o serviço gerenciado pode reduzir os custos com a nuvem?

Muitos gestores não percebem que se a gestão de nuvem não for implementada de forma metódica ou se o monitoramento do ambiente for negligenciado, certamente trará prejuízos desnecessários para a empresa.

O mais recomendado é optar pelo serviço de gerenciamento, possibilitando uma empresa especializada passe a analisar suas opções de uso, serviços e preços da nuvem para garantir que o cliente pague apenas o que precisa, reduzindo drasticamente os gastos mensais.

Ao optar por esse tipo de parceria, você poderá contar com serviços como:

  • Projetar e implementar arquitetura dinâmica de recursos em nuvem, que suporte aplicativos, bancos de dados, e serviços corporativos do cliente;
  • Identificar o uso apropriado das melhores práticas operacionais da nuvem para o ambiente do cliente;
  • Selecionar o serviço de nuvem apropriado com base em requisitos de computação, dados ou segurança;
  • Dimensionamento de cargas de trabalho e criação dos respectivos servidores virtuais;
  • Configurações relacionadas às camadas de storage para armazenamento inteligente dos dados do cliente;
  • Configuração de controle de acesso e identidade, com a criação de usuários, grupos e suas respectivas políticas de acesso, permitindo que os recursos da empresa em ambiente de nuvem sejam acessados de forma segura;
  • Implementação de comunicação segura entre o ambiente local e em nuvem, através de VPN e regras de Firewall;
  • Verificação da saúde dos servidores virtuais, utilização e disponibilidade dos serviços em nuvem;
  • Estimar custos de uso e identificar mecanismos para controle e otimização de custos operacionais.

Leia também: Como o Savings Plan pode te ajudar a economizar na nuvem AWS

Seja qual for sua opção de serviço, a Infomach está disponível para te atender. Fazemos otimização pontual de ambientes em nuvem e também temos o serviço de gerenciamento contínuo, garantindo o bom desempenho e a redução dos seus custos mensais com cloud.

Seja para configuração e otimização de recursos ou para realizar o gerenciamento, a Infomach poderá lhe atender proficientemente. Clique no banner e saiba como seu negócio pode economizar!

Banner - Reduza seus gastos com Cloud: A Infomach tem um time de especialistas em otimização de custos na nuvem.

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.