fbpx

Blog

Ataques cibernéticos no espaço: McAfee alerta sobre riscos de segurança de satélite

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A proliferação de esforços da indústria espacial comercial, especialmente em torno de pequenos satélites, está criando novos caminhos para ataques cibernéticos, advertiu a gigante da segurança McAfee.

Em um artigo de pesquisa técnica publicado hoje pela equipe de Pesquisa Avançada de Ameaças da McAfee em colaboração com o Cork Institute of Technology, o Blackrock Castle Observatory e o National Space Center em Cork, Irlanda, a empresa descreveu as ameaças apresentadas ao Space 4.0 – a mais recente iteração comercial da indústria espacial – e em particular pequenos satélites.

Ele avisou que, embora houvesse algumas evidências limitadas de incidentes de segurança cibernética afetando a indústria espacial no passado, a extensão não era conhecida devido à maioria da indústria ser operada por agências governamentais. Com a proliferação de pequenos satélites, é provável que haja um aumento de ataques conhecidos publicamente, exacerbado pelo fato de que a tecnologia torna os métodos de ataque alternativos mais viáveis.

“A segurança espacial tem sido tipicamente analisada da perspectiva do segmento terrestre, comunicações ou datalink e segmento espacial”, escreveu a equipe.”

“Precisamos pensar no Espaço 4.0 com uma abordagem de cibersegurança devido ao aumento da conectividade e dos dados, em oposição à abordagem tradicional dos segmentos terrestre, de comunicação e espacial. Os cibercriminosos visam os dados e sistemas em oposição à camada de transmissão de RF. ”

Crie segurança agora para evitar ataques cibernéticos, advertiu a indústria espacial

A equipe gostou da indústria emergente do Espaço 4.0 à proliferação da indústria da Internet das coisas (IoT), que viu novas tecnologias e hardware mais barato levarem a proliferação de dispositivos chegando ao mercado com segurança cibernética muito baixa.

Como resultado, os dispositivos IoT se tornaram um alvo popular para hackers, que alavancaram sua segurança insuficiente para uma série de propósitos mal-intencionados, incluindo usá-los para formar grandes botnets e usá-los como pontos de acesso fácil para redes corporativas.

A equipe de Pesquisa Avançada de Ameaças avisa que, se a indústria espacial não tomar medidas agora, pequenos satélites que fazem parte do Espaço 4.0 provavelmente serão expostos de forma semelhante a ataques cibernéticos.

Guardadas as proporções a popularização da tecnologia, internet e do uso de computadores e serviços online por pequenas empresas que eventualmente não entendem as ameaças cibernéticos traz um risco similar. Fale com a Infomach e saiba como proteger sua empresa. Ligue 0800 494 9001 ou acesse especialista https://info.infomach.com.br/contato-especialista

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.