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5 motivos para mudar o seu backup

A proteção de dados mudou. Será que agora é a hora de você mudar seu backup também?

A maioria das soluções de backup legado no mercado hoje… bom…hum… não é realmente muito boa. Se elas não são boas, obrigam os administradores de TI que já não têm muito tempo, recursos a gastar tempo fazendo na mão o que um fornecedor munido de uma tecnologia inovadora poderia realizar.

A frustração é real, pessoal!

O cenário atual da tecnologia de backup está mais ágil e multifacetado do que nunca, oferecendo toneladas de opções para qualquer tamanho e orçamento e, consequentemente, dificultando muito fazer a escolha certa.

Os acontecimentos de 2020, iniciados pela pandemia do COVID 19 agravaram as pressões do negócio como um fósforo perto de um barril de pólvora. Desde a explosão do trabalho remoto até a crescente sofisticação dos ataques de segurança,
A PROTEÇÃO de dados precisa ser uma prioridade. Não aceite o “mais ou menos”.
Você não pode adiar mais.

Se estiver lendo isto, você provavelmente pode atestar alguns, ou talvez até todos, dos itens acima. Isto significa que você é provavelmente uma vítima, quero dizer, um cliente, de uma dessas soluções de backup medíocres.
Tudo bem. Saiba isso: não é só você. Os profissionais de TI do mundo todo sentem a sua dor!

Lista dos 5 motivos para trocar de Backup

Vamos direto ao ponto. Aqui está o que 1.500 profissionais de TI em todo o mundo responderam sobre a pergunta:

Quais dos seguintes pontos motivariam sua organização a mudar a solução primária de backup para uma nova solução ou serviço?

Como você viu, os 3Cs (capacidades, custo e complexidade) continuam sendo os principais temas para a troca de soluções de proteção de dados.

Apenas 2 % dos entrevistados responderam:

“nada faria minha empresa mudar sua solução de backup para uma nova solução ou serviço.”

1º Motivo
Meu backup atual não é confiável.

A razão mais popular para mudar as soluções de backup primário é a confiabilidade ou a falta dela. Isto decorre de pegar um código com 20 anos (ou até mesmo inacreditáveis 30 anos) e tentar adaptá-lo aos desafios de TI de hoje.

Além disso, os bancos de dados de deduplicação muitas vezes se tornam propensos a erros e podem causar perda completa de dados.
Muitas soluções necessitam de verificação de recuperação de dados ou apenas fornecem essa disponibilidade para plataformas limitadas (por exemplo, apenas VMware). Outra questão é a visibilidade do que está funcionando e do que não está. Com muita frequência, os administradores de TI só descobrem que há um problema quando é tarde demais. É como descobrir um vazamento em seu telhado no meio de uma tempestade — não é bom.

Muitas empresas apontam isso como uma falta de treinamento ou de habilidades. Não é verdade. Se uma solução de backup é estável, confiável e fácil de usar, então você não deve precisar de um pós doutorado para utilizá-la.

O QUE VOCÊ DEVE ESPERAR DE SUA SOLUÇÃO DE BACKUP E PRINCIPALMENTE DE SEU FORNECEDOR DE SERVIÇOS É PAZ DE ESPÍRITO E UM TIPO DE CONFIANÇA DO TIPO “INSTALE E ESQUEÇA”. VOCÊ MERECE UMA SOLUÇÃO QUE O PROTEJA.

2º Motivo
Uma vez que você soma tudo, sai muito caro.

Ao considerar o custo da proteção de dados, é fácil focar nos custos tradicionais — hardware, software e storage. Alguns custos de hardware podem ser bastante altos quando você está preso e seu software não é flexível o suficiente para lidar com alternativas. Muitas soluções de software incluem add-ons, componentes secundários ou serviços contínuos, portanto certifique-se de que nada seja excluído de seu cálculo. Para custos de armazenamento, todos nós conhecemos alguém que se queimou por causa de cargas ocultas e promessas de redução de dados que nunca se concretizaram. Os dias de simplesmente apontar para um alvo acabaram. Você precisa encontrar o equilíbrio certo entre desempenho, eficiência de custo e SLAs de recuperação com os custos com os quais você se sente confortável.
Sem nenhum “te peguei”. Esses são os piores de todos.

Não se esqueça dos custos menos tangíveis, muitas vezes esquecidos: tempo de inatividade e perda de dados. Por exemplo, um estudo recente mostrou que uma hora de inatividade para uma aplicação de alta prioridade é estimada em US$67,651*. Além disso, o impacto que o tempo de inatividade e a perda de dados pode ter em seu relacionamento com seus clientes ou os danos à integridade da marca podem ser bastante impactantes — o tempo, o esforço e os custos de recursos não apenas para manter sua infraestrutura de backup, mas também para ampliar, testar e funcionar com plena capacidade. Outra é a perda de produtividade. Poucas coisas são mais frustrantes para um profissional de TI do que a perda de tempo e energia reagindo a questões de proteção de dados, em vez de trabalhar proativamente em outros projetos importantes.

O que você deve esperar de sua próxima solução e de seu fornecedor de backup é um modelo de custo simples, porém flexível, no qual você possa usar o hardware, o storage de sua escolha, a nuvem de sua preferência e e que se integre à solução de software que você gosta. Você também deve ser capaz de fazer uma mudança em seu próprio ambiente, sem ter que cancelar seus planos de fim de semana para limpar a bagunça.

3º Motivo
Aquele ROI nunca virou realidade.

Já aconteceu com todos nós — o software prometido podia fazer algo, só para mais tarde descobrir que não. Agora, você está fazendo malabarismos com múltiplas soluções para cobrir certos aspectos de seu ambiente, ou o seu caminho para a simplicidade acabou de se tornar mais complexo. Aquela calculadora de ROI que lhe foi prometida
se afastou como o Homer Simpson desaparecendo nos arbustos, levando sua confiança, orçamento e reputação com ela.

Outra consideração de ROI para você é a reutilização de dados. Todas as soluções de proteção de dados envolvem uma grande quantidade de dados. No ecossistema atual, os dados são poder, e o cálculo correto do ROI não é simplesmente o número de tempo economizado versus o dinheiro investido, mas também o valor fornecido ao colocar seus dados para trabalhar.

O que você deve esperar de sua próxima solução de backup
(e daqueles que a estão vendendo) é o princípio de “prometer
menos ao cliente e entregar mais do que ele espera” — sem
truques mágicos nas demonstrações.

4º Motivo
Meus tempos de recuperação são lentos, e as janelas de backup são demoradas.

Alguns fornecedores de backup podem tentar impressioná-lo com um exemplo, mas quando você investiga a amplitude do produto —configurações de backup, flexibilidade arquitetônica, integrações de snapshot, capacidades de replicação — a realidade aparece. Leva tempo — anos, na verdade — para construir a amplitude necessária.
Outro fator essencial é a velocidade de recuperação e a flexibilidade.

Muitas vezes, não é uma história de se você pode se recuperar, mas com que facilidade e rapidez você pode fazê-lo. Conte o número de cliques necessários para recuperar algo simples, talvez um e-mail.
Você pode ficar surpreso. No que diz respeito à flexibilidade, muitas soluções não têm granularidade para recuperações pontuais ou da escalabilidade para restaurações massivas.

Algumas fornecedores ou soluções sequer são capazes de restaurar seu servidores sem interromper suas férias.

5º Motivo
Isso está tomando muito do meu tempo e dos meus recursos

Com o software de backup, a facilidade de uso não pode ser subestimada. Tanto que “ficar de babá de um backup” é uma coisa que acontece. Muitos produtos nessa indústria são difíceis de usar e complicados, como a última moda de substituir cada refeição por algum shake proteico ridículo de 14 ingredientes. É só comer um hambúrguer! Mas voltando ao assunto… Outras soluções podem fazer o que você quiser, mas somente por meio de roteiros ou do nível correto de conhecimento do PowerShell. Não precisa ser tão difícil, e você não deveria ter que construir uma solução
alternativa. Você comprou um software para fazer isso para você!

Outro fator importante é que seu software de backup precisa ser capaz de evoluir com você, como aquelas calças ajustáveis que todos nós secretamente desejamos usar durante uma grande refeição no feriado. Se adicionar um novo dispositivo NAS ou trocar o storage de nuvem exige que você mude sua estratégia de proteção de dados, gaste
tempo reeducando a equipe de TI ou perca o sono imaginando se sua equipe de TI tem ou não as habilidades para fazê-lo com sucesso, você está fazendo isso errado.

Questões a considerar

  • Estabilidade: Com que frequência você encontra problemas de estabilidade com sua solução de backup atual (bugs, falhas de trabalho, etc.)?
  • Flexibilidade: Qual é seu plano de armazenamento de backup para os próximos três a cinco anos, e como o crescimento dos dados, a mobilidade na nuvem e os riscos de segurança vão alterar essa estratégia?
  • Reutilização de dados: Você tem uma mina de dados de ouro dentro de seus backups — como você está colocando esses dados para trabalhar a fim de resolver os principais problemas de negócios?
  • Velocidade de backup/recuperação: À medida que as demandas de negócios por acesso aos dados continuam aumentando, seus RTOs e RPOs estão melhorando ou estagnaram? Qual era a situação deles entre três e cinco anos atrás, em comparação com agora? Como você gostaria que eles estivessem?
  • Facilidade de uso: Quanto tempo você passa cuidando dos seus backups? Se esse tempo fosse cortado pela metade, o que você faria com o tempo extra?

Conclusão

A esta altura, esperemos que o porquê e o quando você deveria mudar sua solução/problema atual de Backup estejam claros (a dica: é agora).

A Infomach em parceria com a Veeam®, acreditam juntas podem oferecem tecnologia e serviços sem igual.

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