fbpx

Blog

4 motivos para otimizar sua infraestrutura virtual

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A grande tendência das infraestruturas de TI da atualidade é a virtualização. Porém com o aumento do uso dessa tecnologia, aumenta também a complexidade de gerenciamento do ambiente virtual, trazendo problemas de visibilidade e controle da estrutura, e um dos maiores erros dos encarregados do setor é a estagnação com as soluções existentes e não otimização de seus ambientes.
Todo departamento de TI busca atender as necessidades de seus usuários e agregar valor para o negócio, e para promover essas ações, o departamento de TI deve ser extremamente proativo para resolver problemas antes mesmo que eles ocorram, para eliminar tempo de inatividade e garantir altos níveis de desempenho dos aplicativos.
Descubra agora 4 principais motivos pelos quais você deve manter sua infraestrutura virtual sempre atualizada e otimizada:
 
Motivo 1: Reduzir os custos e aumentar a eficiência
Você sabia que os dois fatores que podem ser consideravelmente afetados por ineficiência da estrutura virtualizada são o custo e o desempenho? Muitos departamentos de TI não sabem.
A maioria das soluções legadas existentes no mercado foram desenvolvidas originalmente para gerenciar somente sistemas físicos. O gerenciamento de sistemas físicos além de estático, é extremamente lento, uma vez que sistemas virtualizados são dinâmicos e preparados para responder as necessidades das empresas, e por isso devem ser gerenciados de uma maneira bem diferente dos sistemas físicos.
A otimização do ambiente virtual ajuda a resolver alguns dos maiores problemas que encarregados pelo ambiente sofrem quando o assunto é virtualização, são eles:

  • Visualização total da infraestrutura de TI através de um único painel de controle.
  • Identificar de maneira imediata riscos que envolvem infomarções de integridade e eficiência das máquinas virtuais (VMs).
  • Identificar a causa de problemas ou oportunidades de otimizar diversos aspectos do ambiente.

 
Motivo 2: Monitorar ativamente e melhorar o desempenho
À medida que os aplicativos críticos da empresa vão sendo virtualizados, qualquer perda no desempenho ou falha que cause tempo de inatividade traz impacto significativo nos lucros. Quedas no desempenho sem precedentes podem ser provocadas por inúmeros motivos, entre eles estão:

  1. Gargalos de memória
  2. Não monitoramento da real capacidade dos servidores
  3. Não monitoramento do uso adequado dos recursos

A otimização do ambiente permite que cada ação de host, máquina virtual, usuário e administrador gerem dados para serem analisados. Com o monitoramento inteligente, gerenciamento de capacidade e visualização completa do ambiente, problemas de monitoramento são inteiramente eliminados.
 
Motivo 3: Reduzir os riscos através do gerenciamento proativo
Tratar os problemas de desempenho na medida que eles vão aparecendo não é o suficiente, é necessário cada vez mais prever onde problemas e riscos podem ocorrer e lidar com eles antes que prejudiquem a empresa. Um ponto extremamente importante para as equipes de TI, é poder visualizar quando os parâmetros estabelecidos para as VMs não estão em conformidade com as políticas determinadas.
Ambientes otimizados com ferramentas corretas para atender aos desafios atuais, permitem aos usuários da virtualização alertas inteligentes. Os usuários que possuem um ambiente otimizado com essas ferramentas, passam a receber notificações proativas de problemas emergentes que apresentam risco à integridade e à disponibilidade.
 
Motivo 4: Otimizar a capacidade e os recursos
Os principais desafios que os ambientes de TI sofrem com a expansão da estrutura virtual são 3:

  1. Planejar inadequadamente os recursos (O que resulta nos dois próximos problemas)
  2. Superprovisionar recursos (VMs com maior capacidade do que necessário)
  3. Subprovisionar recursos (VMs com menor capacidade do que o necessário)

Com a otimização do ambiente de TI utilizando as ferramentas corretas, o departamento de TI poderá identificar problemas com a facilidade para dimensionar corretamente as VMs, recuperar recursos não utilizados e aumentar as taxas de consolidação.
 
Conclusão
Ferramentas de gerenciamento legadas não são mais eficientes e preparadas para os complexos ambientes da atualidade. As tarefas de resolver os desafios mais difíceis da TI não são mais atendidas, o que resulta em recursos subutilizados e solução de problemas lentas. Otimizar sua estrutura virtual com uma plataforma de gerenciamento de operações projetada para ambientes virtualizados ajudará a reduzir os custos e riscos, além de proporcionar níveis de serviço superiores.
Ficou interessado pelo assunto ou se identificou com os problemas apresentados? Entre em contato com a equipe da Infomach e descubra como podemos lhe ajudar a otimizar sua infraestrutura virtual!

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.