fbpx

Blog

4 erros de segurança que sua empresa pode estar cometendo agora!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A tecnologia nos levou a marcantes revoluções nas últimas décadas, não é verdade? Com a ajuda de novos dispositivos, passou a ser cada vez mais simples, veloz e prático executar tarefas do dia a dia nas empresas, especialmente com a ajuda da computação na nuvem, usada para armazenar desde pequenos arquivos até softwares completos. Não dá para negar: a internet transformou — e continua transformando — nossa forma de fazer negócios a uma velocidade surpreendente.
O problema é que essas mudanças também trazem consigo riscos e ameaças que podem comprometer a eficiência de qualquer empresa. E, infelizmente, uma série de procedimentos de segurança simples, porém poderosos, são deixados de lado na correria da rotina. Quer saber que falhas de segurança são essas? Pois então confira nosso post e descubra se sua empresa as está cometendo:

Softwares de segurança são só o começo

Além de uma estrutura de softwares de segurança confiáveis — como antivírus, anti malware, antiSpam e firewall, por exemplo —, é preciso treinar os funcionários. Nesse cenário, o maior risco é, por incrível que pareça, a falta de atenção. Afinal de contas, minimizar as falhas de segurança possíveis é melhor do que esperar que os programas consigam cobrir todos esses riscos, não concorda? Por isso, os usuários precisam estar sempre atentos ao abrir seus e-mails, especialmente as mensagens com arquivos anexos, ou inserir pendrives na rede corporativa.

Cópias de segurança são essenciais

Outra prática pouco usada em empresas, principalmente nos micro e pequenos negócios, é a necessária realização de frequentes backups. E essa falha de segurança é grave, porque os dados corporativos também fazem parte dos ativos da empresa e, em muitos casos, as informações relativas aos parceiros, a fornecedores e a processos são estrategicamente valiosas. Não ter uma cópia de segurança de toda essa riqueza em forma de dados é estar sujeito ao risco de perder grande parte da experiência registrada por sua empresa.

Atualização constante de sistemas

Atualizar os softwares de clientes é um grande desafio para empresas especializadas. Isso porque, naturalmente, as pessoas se apegam a seu atual jeito de trabalhar, fazendo com que qualquer mudança seja interpretada como perda de tempo de produção. Porém, esse é um ponto essencial, pois a velocidade com que são identificadas novas vulnerabilidades é impressionante e essencial para o reparo de eventuais falhas de segurança. As atualizações servem, principalmente para corrigir esses erros e fechar as portas. Se, por um lado, é mais confortável usar o bom e velho sistema da empresa, ele pode, por outro, ser o grande vilão da segurança da informação corporativa. Lembrando que a necessidade de atualização também serve para hardwares, já que máquinas mais antigas são afetadas pelo desgaste do tempo e, com isso, têm seu desempenho e seus resultados afetados negativamente.

Investimento em TI é preciso

Ter uma equipe especializada em TI faz toda a diferença. Seja para consultorias técnicas do dia a dia ou para solucionar problemas técnicos corriqueiros, esses profissionais especializados garantem a manutenção do sistema em pleno funcionamento, longe de falhas de segurança. Por isso, é essencial contar com profissionais assim à disposição da empresa. Se o orçamento não pode estruturar um departamento inteiro de TI, uma parceria com um fornecedor terceirizado pode ser uma ótima solução. Mas fique atento à qualificação da equipe contratada e, principalmente, à disponibilidade do suporte técnico oferecido.
Agora que você já conhece algumas das maiores falhas de segurança empresariais, comente aqui e nos conte: como vai a segurança de informação em sua organização? Qual das nossas dicas será mais útil para você? Compartilhe conosco suas opiniões e experiências!

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.