fbpx

Blog

Quando migrar para o  vSphere 6?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

No último dia 2 de fevereiro, a VMware anunciou o vSphere 6 com diversas novidades. Muitas organizações irão se beneficiar dos novos recursos, como a nova capacidade do Vcenter Server Appliance, o recurso Fault Tolerance com suporte até a 4 vCPU’s (até a versão 5.5 era limitado à apenas uma vCPU) e o Vmotion com suporte à datacenters remotos, sem contar outras novidades de escalabilidade que beneficiarão grandes ambientes.
A pergunta é: Vale a pena migrar?
Se você está com seu licenciamento em dia (subscrição ativa), com certeza vale a pena migrar, principalmente para quem ainda utiliza versões da família 4, pois existem muitas diferenças. De uma maneira geral, sempre é favorável utilizar as versões atuais devido aos novos recursos e a disponibilidade do suporte por longa data.
Agora vamos à pergunta que dá título a esta postagem: Quando migrar para o VSphere 6?
Bem, primeiramente devemos aguardar a disponibilidade da versão final (General Availability) prevista para Março de 2015.
Se você está utilizando as versões entre 4 e 5.1, já recomendo começar a planejar a migração, agora se você está na versão 5.5 e não possui a necessidade imediata dos novos recursos, sugiro aguardar alguns meses para a estabilização do produto, pois todo lançamento de uma nova versão de software de um modo geral vem acompanhado de algumas instabilidades que podem não ter sido detectadas na fase de testes beta e nas versões RC (Release Candidate), embora os testes no vSphere 6 realizados pela VMware venham acontecendo desde o início de 2014 com beta público tendo sido disponibilizado em junho de 2014.  Para quem está implementando agora o vSphere 5.5, sugiro terminar a implementação, estabilizar o ambiente e só depois planejar a migração para o vSphere 6.
Vou atualizar para o VSphere 6, qual o melhor caminho?
Para responder a esta pergunta, vamos enumerar os passos:
1 – Primeiramente: Verificar se o hardware é compatível. Se você já utiliza a versão 5, provavelmente será compatível, mas a recomendação é consultar a HCL (Hardware Compatibility List) da Vmware. No momento a versão 6 ainda não está disponível, mas com a disponibilidade do produto final prevista para março, esta lista será atualizada com a nova versão.
2 – Efetuar o upgrade do VCenter Server, aproveite e atualize  o Update Manager. Caso desejar, pode ser realizada uma nova instalação do VCenter, sendo que na versão 6 o VCSA (VCenter Server Appliance) é equivalente à versão do VCenter para Windows na quantidade de hosts e máquinas que podem ser gerenciadas.
3 – Atualizar os hosts no cluster. Esta atividade pode ser realizada sem qualquer interrupção desde que você utilize o recurso Vmotion. A atualização pode ser realizada via Update Manager ou utilizando o CD (In-place upgrade). Hosts executando as versões 5, 5.1 e 5.5 suportam a migração In-place. É recomendável que o processo de upgrade seja realizado em um host de cada vez.
4 – Complete o processo de atualização das máquinas virtuais, começando pelo VMware Tools e opcionalmente realize a upgrade do hardware virtual para a versão 11. O VSphere 6, suporta o hardware virtual das versões 4, 7, 8, 9, 10 e 11. Desta forma a migração do hardware virtual pode ser realizada em momentos futuros.
5 – Caso você esteja utilizando datastores no formato VMFS 3, é recomendável atualizar para o VMFS 5. Porém o VSphere 6 suporta completamente datastores VMFS 3. Esta atualização pode ser realizada à quente, sem qualquer tipo de indisponibilidade para o ambiente.
Bem, aqui apresentei de forma resumida quando migrar e qual o caminho de atualização, porém isso pode variar em razões particulares do seu ambiente.
Quer saber mais sobre o VSphere 6? Acompanhe o nosso blog, em breve teremos novas postagens sobre as melhorias desta nova versão.
 
Imagem5

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.