fbpx

Calma, não quer dizer que você não deva investir em tecnologia, pelo contrário, acreditamos que a tecnologia pode ajudar (e muito) sua empresa a reduzir custo, ampliar vendas, atender melhor os clientes, digitalizar seus processos e melhorar o dia a dia do negócio.

A questão é que você não deveria mais comprar tecnologia para sua empresa, você deveria focar em ter acesso a tecnologia sem se preocupar em ter que compra-la.

Quando sua empresa compra e paga “upfront” uma tecnologia com vida útil de dois, três ou cinco anos, o risco é exclusivo dela.

O vendedor, o fabricante vende, recebe, e não tem mais nenhum risco ou forte compromisso com seu sucesso.

Se após a compra a tecnologia ficar obsoleta, se deixar de atender às necessidades do seu negócio, se o número de colaboradores diminuir, aumentar, se o modelo não atender mais ou até mesmo se a empresa fechar as portas – temporariamente, como agora em tempos de coronavírus, ou definitivamente, como é comum nas crises econômicas (mesmo que seja o fechamento de algumas filiais) -, o risco é unicamente da sua empresa como compradora.

Por outro lado, quando a empresa contrata uma tecnologia como serviço mensalizado, o risco passa a ser do fornecedor. Ele é quem faz o investimento e você acessa a tecnologia. Cabe a fornecedora investir no equipamento, fazer a gestão e garantir o adequado funcionamento, de maneira que você veja valor em ter a tecnologia em sua empresa.

Uma empresa com seu “Data Center” em Cloud, poderia no momento atual reduzir ou até mesmo desligar parte da infraestrutura para reduzir custos.

Leia também: Mundo sem barreiras – A tecnologia como facilitadora do trabalho à distância

É hora de uma mudança de perspectiva. Precisamos valorizar o que importa da tecnologia, que são os benefícios que a utilização dela traz. Não se ganha prêmios ou reconhecimentos por ter realizado os maiores gastos em TI, o que faz o negócio melhorar são as pessoas utilizando adequadamente a tecnologia, independente dela ser propriedade de sua empresa, locada por um parceiro ou mesmo uma infraestrutura em Cloud.

Por exemplo, ter um bom Firewall para proteger a rede é muito importante, porém comprar o equipamento sempre será mais arriscado do que contratar o serviço de uma empresa parceira, alugando o equipamento e tendo acesso a um time de especialistas em segurança e gerenciamento do Firewall.

Afinal, a tecnologia do Firewall escolhido pode deixar de ser o mais adequado em 12 meses, ficar ultrapassado ou as necessidades do seu negócio podem mudar. Com crise ou sem crise, a tecnologia muda o tempo todo e é imprevisível.

Muitos gerentes ou analistas de TI se sentem obrigados a utilizar uma tecnologia que não atendia plenamente o negócio por receio de que a diretoria interpretasse que ele era o culpado pela escolha errada.

A contratação de tecnologia como serviço gerenciado, protege o seu negócio dessa volatilidade, pois permite que as decisões sejam flexíveis e reduz os gastos imediatos.

Leia também: A Importância da VPN em Tempos de Home Office

Enfim, é preciso cada vez mais enxergar a tecnologia como um serviço para ser consumido, para ser acessado quando necessário, que se alinhe ao tamanho e ao momento do seu negócio. Pense nisso na próxima vez que for tomar uma decisão sobre tecnologia na sua empresa.

Infomach fornece serviços gerenciados de TI, possibilitando que a sua empresa sempre tenha acesso à solução mais moderna e atualizada sem precisar realizar grandes investimentos. Trabalhamos com Cibersegurança (Firewall, Antivírus, Backup, etc.), Computação em Nuvem, Infraestrutura e Desenvolvimento.  Fale conosco pelo número 0800 494 9001 ou acesse https://info.infomach.com.br/contato_especialista