fbpx

Blog

PORQUE VOCÊ NÃO DEVERIA COMPRAR TECNOLOGIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Calma, não quer dizer que você não deva investir em tecnologia, pelo contrário, acreditamos que a tecnologia pode ajudar (e muito) sua empresa a reduzir custo, ampliar vendas, atender melhor os clientes, digitalizar seus processos e melhorar o dia a dia do negócio.

A questão é que você não deveria mais comprar tecnologia para sua empresa, você deveria focar em ter acesso a tecnologia sem se preocupar em ter que compra-la.

Quando sua empresa compra e paga “upfront” uma tecnologia com vida útil de dois, três ou cinco anos, o risco é exclusivo dela.

O vendedor, o fabricante vende, recebe, e não tem mais nenhum risco ou forte compromisso com seu sucesso.

Se após a compra a tecnologia ficar obsoleta, se deixar de atender às necessidades do seu negócio, se o número de colaboradores diminuir, aumentar, se o modelo não atender mais ou até mesmo se a empresa fechar as portas – temporariamente, como agora em tempos de coronavírus, ou definitivamente, como é comum nas crises econômicas (mesmo que seja o fechamento de algumas filiais) -, o risco é unicamente da sua empresa como compradora.

Por outro lado, quando a empresa contrata uma tecnologia como serviço mensalizado, o risco passa a ser do fornecedor. Ele é quem faz o investimento e você acessa a tecnologia. Cabe a fornecedora investir no equipamento, fazer a gestão e garantir o adequado funcionamento, de maneira que você veja valor em ter a tecnologia em sua empresa.

Uma empresa com seu “Data Center” em Cloud, poderia no momento atual reduzir ou até mesmo desligar parte da infraestrutura para reduzir custos.

Leia também: Mundo sem barreiras – A tecnologia como facilitadora do trabalho à distância

É hora de uma mudança de perspectiva. Precisamos valorizar o que importa da tecnologia, que são os benefícios que a utilização dela traz. Não se ganha prêmios ou reconhecimentos por ter realizado os maiores gastos em TI, o que faz o negócio melhorar são as pessoas utilizando adequadamente a tecnologia, independente dela ser propriedade de sua empresa, locada por um parceiro ou mesmo uma infraestrutura em Cloud.

Por exemplo, ter um bom Firewall para proteger a rede é muito importante, porém comprar o equipamento sempre será mais arriscado do que contratar o serviço de uma empresa parceira, alugando o equipamento e tendo acesso a um time de especialistas em segurança e gerenciamento do Firewall.

Afinal, a tecnologia do Firewall escolhido pode deixar de ser o mais adequado em 12 meses, ficar ultrapassado ou as necessidades do seu negócio podem mudar. Com crise ou sem crise, a tecnologia muda o tempo todo e é imprevisível.

Muitos gerentes ou analistas de TI se sentem obrigados a utilizar uma tecnologia que não atendia plenamente o negócio por receio de que a diretoria interpretasse que ele era o culpado pela escolha errada.

A contratação de tecnologia como serviço gerenciado, protege o seu negócio dessa volatilidade, pois permite que as decisões sejam flexíveis e reduz os gastos imediatos.

Leia também: A Importância da VPN em Tempos de Home Office

Enfim, é preciso cada vez mais enxergar a tecnologia como um serviço para ser consumido, para ser acessado quando necessário, que se alinhe ao tamanho e ao momento do seu negócio. Pense nisso na próxima vez que for tomar uma decisão sobre tecnologia na sua empresa.

Infomach fornece serviços gerenciados de TI, possibilitando que a sua empresa sempre tenha acesso à solução mais moderna e atualizada sem precisar realizar grandes investimentos. Trabalhamos com Cibersegurança (Firewall, Antivírus, Backup, etc.), Computação em Nuvem, Infraestrutura e Desenvolvimento.  Fale conosco pelo número 0800 494 9001 ou acesse https://info.infomach.com.br/contato_especialista

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.