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Um Centro de Operações de Rede, também conhecido como NOC – Network Operations Center pode desempenhar um papel fundamental na gestão e monitoramento proativo de infraestrutura de rede, sistemas e serviços.

Quando escrevemos “papel fundamental”, leia evitar problemas e permitir que quando eles ocorrerem, possam ser resolvidos mais rapidamente.

Aqui estão alguns exemplos que um serviço de NOC pode resolver e por que é importante ter um NOC em sua empresa:

  1. Monitoramento proativo: O NOC monitora continuamente a infraestrutura de rede, servidores, serviços e aplicativos para detectar problemas e anomalias em tempo real. Isso permite que a equipe de NOC identifique e resolva problemas antes que eles causem impacto nos usuários finais, evitando tempo de inatividade e minimizando o impacto nos negócios.

 

  1. Resposta rápida a incidentes: O NOC possui processos e procedimentos bem definidos para lidar com incidentes. Quando um problema é identificado, a equipe de NOC inicia prontamente as ações corretivas, minimizando o tempo de resposta e restaurando os serviços o mais rápido possível.

 

  1. Gestão de incidentes e problemas: O NOC é responsável por gerenciar incidentes, registrá-los, atribuir prioridades e acompanhar a resolução até a conclusão. Eles também realizam análises de causa raiz para identificar problemas recorrentes e implementar medidas preventivas para evitar a reincidência.

 

  1. Monitoramento da disponibilidade e desempenho: O NOC monitora constantemente a disponibilidade e o desempenho da infraestrutura, redes, servidores e serviços. Isso permite a identificação de gargalos, problemas de desempenho e necessidades de escalonamento. Com base nessas informações, a equipe de NOC pode tomar ações proativas para otimizar a capacidade e garantir a disponibilidade dos serviços.

 

  1. Gestão de alterações e configurações: O NOC desempenha um papel importante na gestão de alterações e configurações em sua infraestrutura. Eles revisam, aprovam e implementam alterações para garantir que sejam feitas de forma controlada e minimizando riscos.

 

  1. Melhoria contínua: O NOC coleta dados e métricas sobre o desempenho da infraestrutura e serviços, analisa tendências e identifica áreas de melhoria. Isso ajuda a empresa a implementar mudanças e melhorias contínuas em sua infraestrutura de TI.

 

Contar com um NOC em sua empresa pode incluir:

  • Monitoramento 24/7, garantindo a disponibilidade e desempenho contínuos dos serviços;
  • Detecção e resolução rápida de problemas, minimizando o tempo de inatividade e o impacto nos negócios;
  • Monitoramento proativo, permitindo a identificação antecipada de problemas antes que afetem os usuários;
  • Gestão de incidentes e problemas eficaz, garantindo a resolução rápida e eficiente;
  • Melhoria contínua dos serviços de TI, otimizando a infraestrutura e a experiência do usuário.

Agora que você conhece alguns benefícios e razões para ter um NOC em sua empresa, chegou a hora de escolher o melhor caminho para isso:

 

  • Fazer tudo internamente, com times, sistemas, infraestrutura e monitoramento, implementado, gerido e suportado com pessoas da própria equipe;
  • Contratar a infraestrutura, sistemas e a implementação de um parceiro e ter um time interno para monitorar e suportar a operação;
  • Contratar um Centro de Operações de Rede fornecido como serviço, sem precisar se preocupar com nada a mais do que definir o que será monitorado, acompanhar os indicadores e gerar feedbacks e inputs que permitam que o serviço evolua constantemente;

Em qualquer um dos três caminhos escolhidos, vale a pena conversar com o Time Infomach para entender os pontos positivos e eventuais limitações de cada um dos modelos. Será um prazer conversar com você, por favor solicite agora uma reunião com especialista acessando https://info.infomach.com.br/contato_especialista

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