fbpx

Blog

Lições para obter mais benefícios com a migração para Cloud

Capa de post - Lições para obter mais benefícios com a migração para Cloud
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Tempo de leitura: 5 minutos

Este é o último artigo da nossa série de textos sobre estratégias de adoção da nuvem para gestores, que tem sido postada ao longos dos últimos meses aqui no blog da Infomach.

Na primeira parte falamos sobre como conquistar aprovação e apoio para adesão à nuvem: explicamos como apresentar os principais benefícios da mudança para os executivos da sua empresa e quais abordagens seguir para envolver toda a sua equipe no projeto.

O segundo artigo foi sobre os primeiros passos de uma migração bem-sucedida para a nuvem: mostrar resultados rapidamente criando ou migrando os aplicativos corretos para a nuvem e envolver parceiros experientes que possam acelerar o retorno do projeto.

O terceiro texto apresentou conselhos estratégicos para o seu plano de adoção da nuvem, por exemplo: operar uma arquitetura híbrida de TI e aplicar o modelo CEE (Cloud Enablement Engine ou Mecanismo de Habilitação da Nuvem).

Se você já leu todos os três artigos – e eu realmente recomendo que você leia – e começou a colocar as dicas em prática, agora você tem uma equipe envolvida e dedicada, desenvolvendo habilidades em Cloud e adotando práticas DevOps. Você já mostrou o valor agregado da nuvem e migrou os primeiros aplicativos, apresentando resultados rapidamente.

Contudo, é provável que o resto dos recursos estejam bloqueados pela dívida técnica e pela manutenção da infraestrutura legada.

Então, como manter o plano de migração em andamento e obter ainda mais benefícios com a adoção à nuvem?

Empresas como Enel, Capital One e Guardian Life descobriram que liberar recursos de TI com uma migração rápida e em grande escala de aplicativos é uma boa estratégia.

Quando toda a empresa percebe que você está comprometido com a migração rápida para a nuvem, sua equipe tende a se envolver mais profundamente no projeto. Mais pessoas ganharão habilidade em Cloud Computing e a mudança será mais dinâmica.

Os benefícios de se libertar rapidamente do ambiente legado são tão vantajosos que no fim das contas não vale a pena mudar lentamente. Certamente são resultados desejados por qualquer empresa:

  • Redução considerável dos custos de TI
  • Altos níveis de segurança e resiliência operacional
  • Habilidade de mudar mais rápido do que os concorrentes
  • Ambiente on demand que permite experimentação
  • Recursos quase infinitos para apoiar a inovação

Quando a priorização da nuvem se tornar padrão na sua organização você terá todas essas vantagens ao seu alcance. Poderá implantar novos serviços globalmente, otimizar o tempo de go-to-market, liberar bens imobilizados, inovar constantemente e responder às mudanças de imediato, entre outros.

Em um mercado como o brasileiro, onde tantas organizações são prejudicadas pelas restrições dos sistemas locais, a nuvem trará grandes vantagens competitivas para todos que se libertarem do modelo on-premise.

Conclusão

Ajudar sua empresa a se tornar um negócio mais ágil, inovador e eficiente com a migração para a nuvem será provavelmente a decisão de carreira mais importante que você tomará.

Esse tipo de mudança não é feita de forma improvisada. Pelo contrário: você deve aprender com quem tem experiência. Siga os passos de quem já passou por esse projeto e transformou seu negócio, aprendendo com os erros dos outros, obtendo resultados melhores e mais rápidos.

As lições apresentadas nos últimos artigos são fruto da experiência de arquitetos de nuvem e profissionais de TI bem-sucedidos, com lições aprendidas em algumas das maiores empresas do mundo.

Leia também: Case – Como a Máxima Tech migrou seus sistemas para a nuvem AWS e reduziu seus custos

Hoje as maiores empresas do mundo já utilizam a nuvem da Amazon Web Services (AWS). Mercado Livre, Nubank, iFood, Enel, Adobe, Johnson & Johnson, McDonald’s, Siemens e Netflix são exemplos de grandes empresas que já fizeram a migração do data center privado para a nuvem AWS.

Vale lembrar que a Infomach é uma empresa parceira da AWS, sendo reconhecida como a principal parceira na região centro-oeste (Select Consulting Partner). Ajudamos empresas em sua jornada de adoção de nuvem, tanto em migração das cargas de trabalho quanto implantação de novos serviços em nuvem. Também fornecemos o serviço de Cloud Gerenciada, em que nossoo time de especialistas fica responsável pela sustentação do ambiente Cloud da sua empresa.

Preencha o formulário nesta página para receber o contato de um dos nossos consultores e tira suas dúvidas ou solicite um orçamento. Entraremos em contato com você para conversar e fazer seu projeto sair do papel.

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.