fbpx

A Dell manteve a liderança do mercado brasileiro de PCs no último trimestre de 2016 (encerrado em dezembro), com 26,4% do total de unidades vendidas no período, de acordo com relatório Brazil PC Tracker 2016Q4 da consultoria IDC. É a primeira vez nesta década em que uma fabricante concentra mais de ¼ das vendas do setor no país em um trimestre. Com o resultado, a Dell mantém a liderança do setor pelo segundo ano consecutivo, além de apresentar a maior participação no segmento brasileiro de computadores.
Líder nacional nas vendas de PCs também quando considerados isoladamente os mercados de consumidores finais (usuários domésticos), pequenas, médias e grandes empresas, a Dell acumula um histórico de crescimento contínuo nos últimos quatro anos. Entre os equipamentos para consumidores finais, a marca mais do que quintuplicou sua participação desde o início de 2013, respondendo por 18,5% das vendas da indústria no último trimestre de 2016, com avanço da 8ª para 1ª colocação nessa fatia do mercado.
“Nossa sequência positiva no mercado de PCs é o resultado do alinhamento entre um portfólio focado na qualidade e em inovações com aplicações práticas aos usuários, como o lançamento de novos equipamentos premium, a ampliação da oferta de notebooks 2 em 1 e os 57 prêmios conquistados na feira CES 2017. Além disso, responde a uma estratégia de distribuição multicanal expandida e a maior e mais qualificada estrutura de suporte para computadores do Brasil”, explica Rosandra Silveira, Vice-presidente para Consumidor Final e Pequenas Empresas da Dell Brasil. “O compromisso para os próximos trimestres propõe um crescimento de mercado contínuo no segmento de PCs, que responde ao posicionamento das estratégias globais da companhia apontando o Brasil como prioritário nesse setor”.
Ainda segundo o relatório da IDC, a Dell obteve o maior número de unidades vendidas de desktops (27,5%), notebooks (25,8%) e workstations (71,4%). A empresa também avança em segmentos estratégicos para o setor, como o de monitores, no qual saltou de uma participação de mercado de 12% no último trimestre de 2014, para 24% no período compreendido entre outubro e dezembro de 2016. Com o resultado, a Dell alcança sua maior participação no mercado nacional de monitores na histórica.
Além da liderança no mercado de PCs, a Dell se destaca em outros mercados-chave, com a primeira posição em número de unidades vendidas no Brasil de servidores. “Nosso posicionamento global como uma fornecedora de soluções de TI de ponta-a-ponta é um diferencial competitivo no mercado. O investimento em um portfólio completo permite uma visão sistemática das necessidades dos usuários e das empresas com o objetivo de impulsionar o potencial dos nossos clientes por meio da tecnologia”, conclui Rosandra.