fbpx

Blog

Como a Máxima Tech migrou seus sistemas para a nuvem AWS e reduziu seus custos

Capa de post - Como a Máxima Tech migrou seus sistemas para a nuvem AWS e reduziu seus custos
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Tempo de leitura: 4 minutos

Estudo de caso: Fabiano Rocha, Gerente de TI da Máxima Tech, conta como foi a migração da empresa para a nuvem. Entenda as razões pelas quais a Máxima optou pela nuvem da Amazon (AWS), quais foram os desafios do projeto e como as dificuldades foram solucionadas.


Assista a versão em vídeo:

Leia a versão escrita:

Fabiano Rocha (Gerente de TI) – Eu sou Fabiano Rocha, graduado em Tecnologia de Internet e Rede de Computadores, pós-graduado em Governança de TI, e hoje eu vou falar um pouquinho sobre quais são os desafios de migração dos sistemas de On-premise para a nuvem.

A Máxima Sistemas (agora Máxima Tech) foi uma empresa fundada em Belo Horizonte que fornece soluções de venda, logística, market trade e e-commerce para atacadistas e distribuidores. Essas soluções, que antes eram On-premise dentro do cliente, agora estão sendo migradas para Cloud.

Escolher um a nuvem é algo que a gente tem que escolher pensando a longo prazo. Nós consideramos nuvem da Google, Oracle Cloud, Azure e AWS – e a AWS conseguiu atender todas as soluções técnicas que a gente precisava. Principalmente por dois motivos:

  1. Por ser muito fácil de se utilizar e termos parceiros na região capazes de nos apoiar nisso
  2. A outra questão que a gente avaliou muito bem é que nós tínhamos um gargalo: nosso banco de dados Oracle. Não poderíamos trazer isso e nem comprar esse licenciamento, então a gente optou pela AWS, que conseguia trazer esse serviço colocando no RDS da Oracle, que já vem com a licença inclusa.

José Vicente França (Arquiteto de Soluções em Nuvem) – A Infomach é uma integradora de soluções com mais de 20 anos de mercado, atuamos no segmento de Segurança da Informação, Infraestrutura e Nuvem. A Infomach fez toda a validação, toda a análise da arquitetura desenhada pela Máxima Tech e detectamos os pontos de melhoria – como por exemplo a redução de custos, sem abrir mão da alta disponibilidade e alta performance dos sistemas.

Fabiano Rocha – Muitas empresas ficam com receios: Onde fica a minha informação na nuvem? O meu concorrente vai ter acesso a essa informação? Como é a parte de segurança do ambiente em nuvem? Aqui nós conseguimos comprovar isso, mostramos que fica seguro, viabilizamos o projeto e a diretoria aprovou sem problema nenhum.

Leia também: Como conquistar aprovação e apoio para adesão à nuvem

Outro detalhe que a gente resolveu no decorrer do projeto foi a migração da solução, que nós tínhamos colocado no data center do Brasil e então migramos para a Virgínia. Inclusive isso foi uma parceria que nós fizemos com a Infomach e tivemos todo o apoio.

A escolha da Infomach como parceira se deu pela necessidade de termos especialistas no assunto. Ela é uma parceira da região, e eu não posso deixar de citar o Antonio, que eu já conheço a 15 anos. Assim que ele surgiu com o assunto de que a Infomach seria parceira da AWS, o seu time já estava preparado para nos atender.

Rapidamente nós já fizemos treinamentos internos e reuniões com mesa-redonda para discutir conceitos da arquitetura de todo o sistema. Já é um time completamente certificado, então não tinha por que a gente buscar isso fora e a Infomach com certeza é a empresa que a gente indica.

José Vicente França – Hoje a Máxima fornece essa solução para os seus clientes de forma segura, resiliente e com alta performance, ao invés de ter que fazer um suporte local em cada cliente. Eles conseguiram reduzir esse custo operacional com um suporte na nuvem. Ou seja, o cliente tem menos down time e mais performance na sua aplicação.

Fabiano Rocha – Eu recomento a Infomach como parceira para essas empresas. Muitas empresas nos perguntam: Vocês estão migrando sozinhos? Existe algum parceiro? E a gente sempre indica: vá com parceiro que tenha conhecimento técnico. Tenha uma parceria com quem está com o “pezinho” lá dentro da AWS e com certeza essa migração vai ficar muito mais tranquila.

Não tenha dúvida de que migrando para Cloud você vai ter uma redução no custo. O capital mobilizado dentro da empresa com certeza vai ficar como serviço e a longo prazo vai se pagar.

Quer saber mais sobre Cloud? Busca informações sobre a nuvem AWS? Está pensando em migrar sua empresa para a nuvem? Quer receber o contato de um especialista Infomach? Tudo isso e muito mais, você pode fazer na nossa página sobre cloud, é só clicar aqui ou no botão abaixo:

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.