Tempo de leitura: 5 minutos

Afinal, o que é um CASB (Cloud Access Security Broker)?

Nos últimos anos, mais e mais empresas têm transferido seus dados confidenciais para a nuvem, aumentando a necessidade de proteger esses dados. Uma abordagem popular para essa segurança na nuvem é chamada de CASB (Cloud Acess Security Broker, ou Corretor de Segurança de Acesso à Nuvem), e temos mencionado esse termo com constância aqui no blog, como neste post.

De acordo com a Gartner, 85% das grandes empresas usarão um agente de segurança de acesso à nuvem (CASB). Mas, afinal, o que é um CASB?

Os CASBs são softwares hospedados na nuvem ou localmente, que ficam entre os consumidores de serviços de nuvem e os provedores de serviços de nuvem para impor políticas de segurança, conformidade e governança para aplicativos em nuvem. Eles ajudam organizações a ampliar os controles de segurança de sua infraestrutura local para a nuvem.

Webinar: Dominando MVision CASB

Embora alguns recursos do CASB incorporem tecnologias e abordagens familiares anteriormente usadas para proteger dados em aplicativos locais, o CASB é uma tecnologia distinta e diferenciada das categorias de segurança existentes, como IDaaS (identidade como serviço), WAFs (web application firewalls), secure web gateways (SWGs) e firewalls corporativos.

Quando a categoria CASB surgiu em 2011, ela foi vista como uma solução de visibilidade na nuvem que descobriu o shadow IT mas, desde então, ela cresceu para oferecer uma ampla gama de recursos em quatro pilares: visibilidade, conformidade, segurança de dados e proteção contra ameaças. A Gartner lançou, no ano passado, seu primeiro Quadrante Mágico CASB, que avalia os principais fornecedores.

O aumento do uso da nuvem, juntamente com a crescente maturidade das soluções CASB, impulsionou uma maior adoção corporativa de CASBs. Hoje, o CASB é um elemento crítico da política de segurança de uma empresa. A Gartner prevê que, até 2020, 85% das empresas estarão usando um CASB para proteger seus aplicativos na nuvem.

Os quatro pilares do CASB

As empresas precisam de visibilidade e controle em serviços sancionados e não sancionados. Em vez de adotar uma postura de “permitir” ou “bloquear” os serviços em nuvem, a corretagem na nuvem deve permitir que a TI diga “sim” a serviços úteis, enquanto governa o acesso a atividades e dados nos serviços. Isso pode significar oferecer acesso total a um pacote sancionado, como o Microsoft Office 365 a usuários em dispositivos corporativos, mas somente a versão web para usuários em dispositivos não gerenciados. Isso também pode significar impor uma política de “não compartilhar fora da empresa” em uma categoria de serviços não sancionados. Embora a segurança na nuvem seja o foco principal de um CASB, o outro valor é ajudar você a se concentrar em gastos com a nuvem. Um CASB pode ajudá-lo a descobrir todos os serviços em nuvem, informar sobre o gasto da nuvem e encontrar redundâncias nos custos de funcionalidade e licença.

À medida que as organizações transferem mais dados e sistemas para a nuvem, elas precisam garantir que estejam em conformidade com as diversas regulamentações criadas para garantir a segurança e a privacidade dos dados pessoais ou corporativos. Os CASBs podem ajudar a garantir a conformidade na nuvem se você é uma organização de assistência médica preocupada com a conformidade com HIPAA ou HITECH, uma empresa de varejo preocupada com a conformidade com PCI ou com uma organização de serviços financeiros que precisa estar em conformidade com a FFIEC e a FINRA, por exemplo.

A precisão vem do uso de mecanismos de detecção de DLP (Data Loss Prevention) em nuvem altamente sofisticados, como a impressão digital de documentos, combinada à redução da área de superfície de detecção usando contexto (usuário, localização, atividade, etc.). Quando um conteúdo confidencial é descoberto na rota para a nuvem, o CASB deve permitir que a TI transfira com eficiência as suspeitas de violações para seus sistemas locais para análise posterior.

As organizações precisam garantir que seus funcionários não estejam introduzindo ou propagando malware e ameaças na nuvem por meio de vetores, como serviços de armazenamento em nuvem e seus clientes e serviços de sincronização associados. Isso significa ser capaz de verificar e corrigir ameaças em tempo real quando um funcionário tenta compartilhar ou fazer upload de um arquivo infectado ou detectar e impedir o acesso não autorizado de usuários a serviços e dados em nuvem.

Proteja-se contra uma série de ameaças na nuvem, incluindo malwares e ameaças internas com malware em nuvem e recursos de ameaças que combinam inteligência de ameaças, análise de malware estática e dinâmica, análise priorizada e correção de ameaças que podem se originar de serviços em nuvem ou serem propagados por eles .

Leia também: McAfee ePO – Um console para todo o seu gerenciamento de segurança

Ao usar corretores de segurança de acesso à nuvem, as organizações podem:

Os Cloud Access Security Brokers estão se tornando rapidamente uma parte essencial da infraestrutura de segurança das organizações. Com um CASB apropriado em vigor, as organizações podem atenuar a eficácia das duas fraquezas de segurança mais comuns que levam a violações de dados: roubo de credenciais do usuário e vulnerabilidades no aplicativo ou sistema.

Quer saber como CASB pode ser um importante aliado na estratégia de segurança de sua empresa? Acesse https://lp.infomach.com.br/contato

Procurar

Encontre o conteúdo que deseja

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.

Redes Sociais

Facebook Linkedin Instagram Youtube Twitter