fbpx

Blog

WhatsApp: suas mensagens “privadas” são privadas mesmo?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Tempo de leitura: 5 minutos

O WhatsApp é um dos maiores aplicativos de mensagens instantâneas e considerado por muitos como sendo uma rede social. Portanto, ao continuar nossa discussão sobre segurança de aplicativos, discutimos alguns dos principais hacks de segurança e as perguntas que muitos usuários do WhatsApp e pais podem ter.

Mas em primeiro lugar, o que é um hack de segurança? Em resumo, é uma tentativa de explorar os pontos fracos de um aplicativo, rede ou serviço digital para obter acesso não autorizado, geralmente para algum objetivo ilícito. Veja aqui apenas algumas das preocupações que os usuários do WhatsApp podem ter e algumas sugestões para aumentar sua segurança.

As conversas no WhatsApp são privadas?

Sim, mas há exceções. Mais do que qualquer outro aplicativo, o WhatsApp oferece maior privacidade, graças à criptografia de ponta a ponta que embaralha as mensagens para garantir que apenas você e a pessoa com quem está se comunicando possam ler suas mensagens ou ouvir suas chamadas. Mas aqui está o problema: as mensagens do WhatsApp (que incluem vídeos e fotos) são vulneráveis antes de serem criptografadas e depois de descriptografadas se um hacker conseguir inserir um spyware no telefone. Já ocorreram Ataques de spyware no WhatsApp. Dica do Safe Family: nenhuma conversa compartilhada entre dispositivos é 100% privada. Para aumentar sua segurança no WhatsApp, mantenha conversas e conteúdo confidenciais offline e mantenha seu aplicativo atualizado. 

Alguém pode ler minhas mensagens excluídas do WhatsApp?

Um usuário do WhatsApp pode acessar suas próprias mensagens excluídas através da função de backup de bate-papo que faz backup automático de todas as suas mensagens às 2 da manhã todos os dias. Os usuários do WhatsApp podem excluir uma mensagem usando o botão Excluir para todos uma hora após o envio embora isso não seja à prova de falhas. O problema é que quem recebe a mensagem antes de ser excluída pode tirar uma captura de tela dela. Portanto, não há como garantir que um conteúdo que você se arrependido de enviar não seja capturado, arquivado ou compartilhado. Também há aplicativos terceiros que resgatam mensagens excluídas por outros usuário. Outra possibilidade é que um hacker possa acessar chats antigos armazenados na nuvem de um usuário do aplicativo.  Dica do Safe Family: pense com cuidado antes de compartilhar  mensagens ou conteúdos dos quais poderá se arrepender mais tarde.

As mensagens de WhatsApp podem ser excluídas de forma permanente?

Mesmo que um usuário do WhatsApp decida excluir uma mensagem, não há garantia de privacidade, pois as conversas são bidirecionais e a pessoa que recebe pode capturar ou salvar uma cópia de um bate-papo, vídeo ou foto. No caso da segurança, você pode excluir uma mensagem e vê-la desaparecer, mas o WhatsApp ainda mantém um “rastreamento forense do bate-papo” que pode ser usado pelos hackers para minerar dados, de acordo com os relatos. Dica do Safe Family: para segurança extra, desative os backups nas configurações do WhatsApp.

Como posso proteger meu WhatsApp?

É crucial ao usar o WhatsApp (ou qualquer outro aplicativo) estar ciente de fraudes comuns, incluindo malware, catfishing, fraudes de emprego e dinheiro, spyware e file jacking. Para ampliar a segurança, ative as Notificações de segurança em Configurações, que enviarão um alerta se, por algum motivo, seu código de segurança for alterado. Outras maneiras de aumentar a segurança: use a verificação em duas etapas, nunca compartilhe seu código de verificação de seis dígitos por SMS, desative o backup na nuvem e defina seu perfil como privado. Dica do Safe Family: instale um software de segurança da família e proteja o acesso físico ao seu telefone ou laptop com uma identificação facial, de impressão digital ou com uma senha. Não abra (bloqueie, denuncie) mensagens de estranhos ou spams. Nunca compartilhe informações pessoais com pessoas que não conhece. 

Como excluo minha conta de WhatsApp de outro telefone?

Para excluir uma conta do WhatsApp, vá para > Configurações > Conta > Excluir minha conta. A exclusão da sua conta apaga o histórico de mensagens, remove-a de grupos e os dados de backup. De acordo com o WhatsApp, para usuários que mudam de um tipo de telefone para outro, como de um iPhone para um Android, e mantêm o mesmo número de telefone, as informações da sua conta permanecem intactas, mas não é possível migrar mensagens entre plataformas. Se você não mantiver seu número, exclua o WhatsApp do seu telefone antigo, faça o download do WhatsApp em seu novo telefone e verifique seu novo número de telefone. A atualização do mesmo tipo de telefone provavelmente incluirá opções para migrar mensagens. Dica do Safe Family: antes de doar ou trocar um telefone antigo, exclua todos os seus dados..

Como saber se seu código de WhatsApp foi digitalizado?

Os usuários do WhatsApp podem sincronizar dispositivos com facilidade, fazendo o download do aplicativo Web WhatsApp e ativando-o (Configurações > WhatsApp Web/Desktop). Os dispositivos são sincronizados digitalizando um código QR que aparece na tela do seu laptop. Você sabe que seu dispositivo teve seu código digitalizado quando vê a tela verde de bate-papo aparecer na sua área de trabalho. Dica do Safe Family: é possível que uma pessoa com acesso físico à sua área de trabalho digitalize seu código QR e obtenha acesso à conta. Se você acha que alguém tem acesso à sua conta, saia de todas as suas sessões ativas da Web no WhatsApp em seu celular.

Por quanto tempo as mensagens de WhatsApp são armazenadas?

De acordo com o WhatsApp, uma vez que as mensagens de um usuário são entregues, elas são excluídas dos servidores do WhatsApp. Isso inclui bate-papos, fotos, vídeos, mensagens de voz e arquivos. As mensagens ainda podem estar armazenadas no dispositivo de outros indivíduos. Dica do Safe Family : ao enviar qualquer conteúdo online, você perde o controle sobre ele. A pessoa ou grupo que o recebe pode armazená-lo no dispositivo ou no serviço em nuvem. Nunca envie conteúdos perigosos. 

O WhatsApp é seguro?

Não há dúvidas de que, com a criptografia de ponta a ponta, hackers têm muito mais dificuldade de ler mensagens do WhatsApp. Ainda que o WhatsApp seja mais seguro do que outros aplicativos de mensagem, ele não é 100% seguro.

É verdade que o WhatsApp já foi hackeado?

Sim. Diversas vezes e de várias formas. Nenhum aplicativo, serviço ou rede provou ser imune a hackeamentos. Dica do Safe Family: sempre suponha que qualquer plataforma digital seja vulnerável. Fortaleça as configurações de privacidade, nunca compartilhe conteúdo arriscado, informações financeiras ou dados pessoais.

O WhatsApp é seguro para enviar fotos?

A criptografia garante que a transmissão seja segura, mas isso não significa que o conteúdo do WhatsApp esteja seguro ou que o comportamento humano seja previsível. Pessoas (mesmo amigos de confiança) podem compartilhar conteúdos privados. As pessoas também podem tentar obter acesso ilegal a qualquer conteúdo que você tenha compartilhado. Isso torna o WhatsApp (assim como outros canais de compartilhamento digital) inseguro para a troca de informações ou fotos confidenciais. Dica do Safe Family: nada na internet é privado. Nunca envie ou receba fotos que possam comprometer sua privacidade, reputação ou imagem digital.

O WhatsApp não é o único aplicativo popular com falhas de segurança exploradas por hackers. Todo aplicativo ou rede conectada à Internet corre o risco de algum tipo de ataque cibernético. Esperamos que este documento inicie conversas entre familiares que ajudem seus filhos a usar esse e outros aplicativos com consciência e que mantenha a privacidade e a segurança de sua família online em mente.

Fonte: McAfee

A Infomach trabalha com todas as camadas de segurança digital. Temos 20 anos de experiência de mercado e implementamos soluções dos melhores fornecedores do mercado, como McAfee, SonicWall, Veeam, VMware, Dell e Amazon Web Services.

Fale com um especialista e saiba qual é a melhor opção para o perfil da sua organização.

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.