fbpx

Blog

T.I Verde

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

‘’Google prepara data center em alto mar’’

Mesmo a ideia tendo literalmente morrido na água, aparentemente a proposta da Google era que estas estações tivessem uma fonte de energia limpa, as próprias ondas do mar. Mas qual seria o motivo? Sem dúvidas podemos afirmar que é a sustentabilidade.
 
Reportagens como essa nos mostra como a sustentabilidade está em alta no mundo da Tecnologia, e dados que mostram que os computadores estão inseridos no grupo que é considerado um dos grandes consumidores de energia elétrica podem aumentar essa tendência.
 
No início dos anos 2000, a sustentabilidade, o uso consciente dos recursos naturais e energéticos e preservação do meio ambiente passaram a ser discutidos com maior vigor por vários setores da sociedade, e um dos setores envolvidos nessa discussão foi a Tecnologia da Informação. As empresas com uma TI fortemente estruturada passaram a recorrer a chamada TI verde para promover a sustentabilidade, e a primeira grande prioridade da TI verde é a redução nos gastos de energia. Ter essa consciência é fundamental uma vez que toda a energia utilizada pela TI é proveniente da natureza.
 
Profissionais de tecnologia que atuam de forma consciente em seus locais de trabalho, conseguem fazer com que a TI seja percebida com mais valor, e não só a TI, mas também a empresa através de agregação de valor perante a sociedade. Não só mostrando valor, iniciativas como a TI verde traz vantagens econômicas e isso impulsiona os investimentos na área pelo retorno sobre o investimento ser claro. Algumas ações comuns da TI verde são a virtualização de servidores, virtualização de desktops, cloud computing, uso de servidores em alta densidade, equipamentos menores e fáceis de serem reciclados. Diversas empresas já aderiram a essas ações, e uma visivelmente abraçada pelos profissionais vem sendo a virtualização do ambiente não só pelo ganho em relação ao meio ambiente mas como o ganho em economia financeira.
 
Todo o investimento feito na área é rapidamente e de forma fácil recuperado devido à grande economia obtida. A virtualização vem sendo há um tempo um mercado promissor, deixou de ser moda para se tornar necessidade, realidade. Um ponto que deve ser discutido é o fato de que as iniciativas verdes não podem somente ter em mente redução direta de despesas, mas sim focar em um datacenter ecologicamente eficiente uma vez que todos os pontos como a energia, emissão de CO2 e gastos estão diretamente relacionados com o ambiente da TI. A grande sacada da TI verde para ganhar sua fama é a importância para a sociedade, futuro do planeta e para os negócios. Com o aumento de fidelização por iniciativas como essa, soluções para aderir a TI verde surgem em disparada e são melhoradas cada dia mais.
Imagem1

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.