fbpx

Blog

Segurança em Camadas: Por que funciona?

Capa de post - Segurança em Camadas, por que funciona?
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A cada dia que passa, a Internet tem se tornado um ambiente mais perigoso para o mundo dos negócios, afetando empresas de todos os tamanhos. Ataques utilizando ransomwares, um tipo de malware que “sequestra” o computador da vítima e só libera o acesso a arquivos ou sistemas após o pagamento de um resgate, geralmente em bitcoins, o que torna quase impossível rastrear o criminoso, têm sido cada vez mais frequentes. Exemplos desses ataques são os vírus Cryptolocker, que destruiu anos de trabalho da empresa CodeSpaces e a forçou a encerrar suas operações; e o WannaCry, que já fez um estrago em mais de 74 países, paralisando serviços de hospitais e outros grandes órgãos, e no Brasil já fez vítimas como o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e o Hospital do Câncer, de Barretos, interrompendo até quimioterapia em sequestros virtuais.

Com todos esses riscos, o software de antivírus, usado para bloquear, detectar, remover ou desativar os códigos maliciosos (malware) já não é o bastante, pois, embora ele tenha avançado muito, agregando recursos de inteligência artificial, ele sozinho não consegue proteger uma empresa. De maneira geral, ao se conectar a rede de sua empresa à Internet, você já não deve se perguntar se irá sofrer ameaças. Em vez disso, você deve assumir que irá vivenciar um problema de segurança e se preparar adequadamente para isso.

Uma das formas mais adequadas de se proteger nos dias de hoje é utilizando uma estratégia de segurança multicamadas, que protege com diferentes tecnologias de segurança os principais pontos de entrada de ameaças. A segurança multicamada aumenta consideravelmente o grau de dificuldade de penetração de um intruso, reduzindo drasticamente o risco de um hacker ter acesso indevido à rede e dados de empresas.

Com uma estratégia de segurança multicamadas, uma empresa pode estar mais tranquila sabendo que uma ameaça terá muito mais dificuldade (ou não conseguirá) em causar algum dano, pois caso ultrapasse alguma camada, deverá ser barrado pela camada seguinte. Quando implementada corretamente, uma estratégia em várias camadas oferecerá proteção contra malware (vírus), spyware, phishing, spam, ataques de dia zero, invasão de redes e vazamento de dados. Oferecerá também inspeção do tráfego SSL/TLS, filtragem de conteúdo e recuperação de sistemas inteiros, apps e dados com zero impacto sobre o negócio e o usuário em casos de falhas elétricas, falhas no hardware, na rede, no software ou algum erro humano.

Algumas empresas de segurança do mercado possuem estratégias de marketing que sugerem que a instalação de seu produto irá solucionar todos os seus problemas de segurança. Não existe, no entanto, uma solução “bala de prata”, sendo necessárias várias tecnologias e processos que ofereçam avaliação de riscos detalhada e gerenciamento de segurança.

Existem diversos modelos de segurança em camadas. A que utilizamos na Infomach é a da imagem abaixo, com 4 camadas de proteção:

Imagem - 4 camadas de segurança

O objetivo de utilizar um sistema de camadas em segurança é tornar o acesso indevido aos seus dados tão trabalhoso, que passa a ser menos valioso. Se a cada vez que um hacker ultrapassar uma das camadas, existir outra esperando por ele, as chances de que ele desista e procure por um alvo mais fácil são bem maiores.


A Infomach fornece soluções para as quatro camadas de segurança. Disponibilizamos soluções como Firewall SonicWall, Antivírus McAfee, Segurança de E-mail e Antispam, Backup Veeam para empresas em formato tradicional de aquisição e principalmente na modalidade de cibersegurança gerenciada. Sua empresa paga um valor mensal e recebe hardware, software, monitoramento e acesso ilimitado a um time de especialistas de segurança. Clique no banner e receba uma proposta personalizada!

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.