fbpx

Blog

Sua Empresa foi Vitima de Ataque de Sequestro de Dados? Metade das empresas brasileiras também

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

No dia 02/03 o Jornal Valor Econômico veiculou notícia informando que  mais da metade das empresas brasileiras foram vítimas de ataques de sequestro de dados de 2016, segundo pesquisa da empresa de segurança Trend Micro.
Também conhecida como ransomware, essa modalidade de crime digital acontece quando um criminoso invade os computadores de uma empresa, ou de uma pessoa, codifica os arquivos para que eles não possam mais ser acessados e pede um resgate para liberá-los. Os valores exigidos podem variar entre R$ 10 mil para pequenas empresas e R$ 50 mil para grandes companhias e as cobranças são feitas na moeda virtual bitcoin.
“Os casos de ransomware tiveram uma ascensão meteórica no ano passado. O principal meio de infecção continua sendo o e-mail e o uso de engenharia social, por isso a necessidade cada vez maior das empresas em conscientizarem os seus funcionários contra este tipo de ataque”, disse Franzvitor Fiori, líder técnico da empresa no Brasil.
E aí é que mora o perigo. Segundo a pesquisa da empresa, 56% das empresas brasileiras não contam com tecnologias para monitoramento e detecção de comportamentos suspeitos em sua rede, o que poderia indicar o início de um ataque. Além disso, 54% responderam que não possuem tecnologia para detectar criptografia não-autorizada de seus arquivos. Já queJá que não se protegem, a maioria das empresas (80%) disse confiar nas cópias de segurança (backup) dos dados de servidores e desktops para reduzir o impacto de um ataque ransonware.

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.