Tenho certeza que você já ouviu duas versões para a mesma história envolvendo a Nuvem:

“- Fizemos todos os cálculos, e ir para a Cloud ficaria muito mais caro”

“- Fizemos todos os cálculos e, sem dúvida, ir para a Cloud é muito mais vantajoso”

O interessante é que as duas afirmações acima podem estar certas. O importante é que você analise e calcule os custos relacionados à migração para a nuvem e a manutenção ou ampliação de seu parque de máquinas local de maneira detalhada, e levando em consideração informações e realidades de sua empresa, não da empresa de um conhecido ou ainda de outra empresa do setor.

Nós da Infomach entendemos que a Nuvem (ou a Cloud, como queiram) é o caminho natural para todas as aplicações. Mas cada empresa e cada sistema terá o seu momento mais adequado para ser migrado.

Segurança no passado foi a principal interrogação. Conectividade continua a ser uma grande preocupação, mas nos parece que, ao final, a velha conhecida análise Custo x Benefício será o verdadeiro motivador da decisão de migrar agora ou no futuro para a Cloud.

O estado atual de seu parque de hardware, a garantia, a vida útil e percentual de utilização da capacidade computacional já existente, os contratos de licenciamento em vigor, o custo da energia, a origem das requisições feitas às aplicações (lan, wan, web), a disponibilidade e custo de recursos de conectividade como links de internet e fibra ótica direta com data center são apenas algumas variáveis a se analisar.

A primeira resposta que uma análise bem feita precisa gerar ao se analisar uma estratégia de migração para nuvem é o tipo de ambiente de nuvem mais adequado à sua empresa: Pública, Privada ou Híbrida.

Outro ponto importante é que, após uma análise, as aplicações podem apontar prazos diferentes para cada uma das aplicações para migrar para nuvem.

Pode fazer sentido levar o CRM (se é que ele já não está na nuvem). Pode ser o caso de abortar o projeto ou desativar o site backup. Enfim, é preciso analisar o cenário de sua empresa.

Solicite agora uma análise completa de seu ambiente atual e tenha dados concretos para tomada de decisão.