fbpx

Blog

Como recomeçar após um ataque de ransomware

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagine o seguinte cenário: você está usando o computador da sua empresa e, do nada, recebe um aviso de que o sistema está bloqueado e só será liberado ao pagar um resgate. Desesperador, não é mesmo? Acontece, que esse é um tipo de ataque que pode vir a acontecer com qualquer pessoa que não possua as proteções necessárias no computador.

Com o avanço tecnológico ficou muito mais fácil guardar dados e informações, mas também facilitou os roubos dessas mesmas informações de caráter sigiloso e de valor. Daí a realidade de que todo cuidado é pouco.

Sobre esse assunto, separamos alguns pontos importantes para que você se informe e se previna às fraudes cibernéticas. Veja a seguir:

O que é ransomware?

Esse software malicioso age como um tipo de “infecção” para o computador, restringindo o acesso dos usuários, até que seja pago um resgate para desbloqueá-lo. O único objetivo dos criminosos que utilizam desse vírus é extorquir dinheiro das vítimas, por meio de um alerta na tela.

Geralmente, os alertas falam que os sistemas foram bloqueados e os arquivos passaram por uma criptografia. E, a menos que os usuários paguem um resgate no valor que esses criminosos escolherem, o acesso a esse sistema não vai ser restaurado e o computador vai ficar bloqueado.

Em seguida, o ransomware é espalhado, principalmente, por e-mails de phishing com anexos maliciosos ou por download ao acessar sites não confiáveis. Ele é capaz de criptografar arquivos e se espalhar por mídias sociais, como WhatsApp, etc.

Como recomeçar após um ataque de ransomware

Depois que seus sistemas voltarem a funcionar, é preciso que qualquer vestígio do ataque seja limpo, de forma que restaure completamente o computador. Recomenda-se remover o armazenamento que foi afetado, guardar caso ele vá ser encaminhado para análise e, por fim, substitui-lo.

Ao restaurar a partir do backup, é preciso examinar se existe algum tipo de vestígios de malware que tinha o ransomware. Alguns deles podem permanecer por até seis meses, ou seja, pode ser que algum tenha sido incluído no backup e ninguém notou.

Para isso, uma vez que você tenha tido os seus arquivos e informações empresariais submetidos a um ataque de ransomware, é fundamental contar como uma empresa especialista que possa auxiliá-lo a se reestruturar, identificando onde há brechas, atacando as vulnerabilidades e estabelecendo novas estratégias para reforçar a cibersegurança, tanto das suas maquinas, quanto de dispositivos em nuvem.

A importância de se proteger

Um ataque a um sistema é extremamente prejudicial, não só para a máquina que sofre, mas para a empresa e seus clientes. Isso porque uma companhia que é atacada pode perder dados e informações de valor e sigilosos, colocando em xeque sua total credibilidade no mercado.

Com a reputação manchada, torna-se muito difícil conseguir fazer negócio com fornecedores, investidores e clientes, pelo simples fato de ninguém querer arriscar perder algum dado em outro ataque.

Justamente por isso, é indispensável que a empresa busque opções confiáveis, seguras e de qualidade para se proteger.

A Infomach é especialista em cibersegurança

A Infomach trabalha com duas principais áreas de atuação: cloud e infraestrutura, além de segurança da Informação, o que nos gabarita como especialistas para recuperar seu sistema e seus dados após um ataque desde tipo ou até pior.

Converse com um especialista em segurança da informação da Infomach para descobrir a melhor maneira da sua empresa implementar as melhores soluções de segurança e impedir ataques deste nível.

Não espere até que o problema aconteça para implementar soluções. Acesse nosso site ou clique no banner para receber uma proposta personalizada para sua empresa!

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.