fbpx

Blog

Backup em nível de bloco vs. backup em nível de arquivo – Qual é melhor

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Com nossa dependência de tecnologia aumentando a cada dia, o backup desempenha um papel importante para garantir a segurança. O backup de seus dados não apenas funciona como um plano de contingência, mas também pode economizar muito dinheiro para sua empresa!

Dito isso, o mundo do backup de dados é muito mais complicado do que se pensava anteriormente. Todos os dias, novas técnicas de backup estão sendo introduzidas, o que deixou muitos usuários na dúvida!

Recentemente, o backup em nível de bloco e o backup em nível de arquivo são as duas opções de backup mais populares. Algumas pessoas preferem o backup em nível de arquivo devido à sua simplicidade, enquanto o backup em nível de bloco é apreciado por sua abrangência!

Para simplificar as coisas, comparei os prós e os contras de cada opção.

Prós do backup em nível de arquivo

O backup em nível de arquivo é de longe a técnica de backup mais usada no mundo. As pessoas gostam pelo seguinte fato.

Simplicidade

O maior ponto de venda do backup em nível de arquivo tem a ver com sua facilidade de uso. Depois de iniciar o procedimento de backup, cada arquivo em seu computador é avaliado e copiado para um servidor remoto ou disco rígido. Você pode selecionar os arquivos importantes, e as ferramentas copiam na integra estes arquivos para o destino final.

Ideal para pequenas empresas.

O backup em nível de arquivo funciona melhor quando usado para fazer backup de um pequeno conjunto de dados. Isso o torna a opção ideal para pequenas empresas, pois podem usar para fazer backup apenas dos seus dados importantes sem gastar demais no backup em nível de bloco!

Contras backup em nível de arquivo.

O backup em nível de arquivo, copia na integra todo arquivo modificado, a cada tarefa de backup, o que torna ele mais lento, e usa mais espaço para armazenar estas versões de arquivos modificados.

Prós do backup em nível de bloco

O Backup em nível de bloco é a técnica de backup mais recente que simplificou a cópia de dados para organizações e instituições maiores. Ele se destaca pelos seguintes fatos.

Maior Eficiência

A melhor coisa sobre essa técnica de backup é que ela é muito mais eficiente do que o backup em nível de arquivo. Muito disso tem a ver com o fato de que ele não copia arquivos inteiros se apenas algumas partes deles forem alteradas. Além disso, como o backup em nível de bloco vem com tecnologia de Snapshot, os arquivos podem ser copiados mesmo se estiverem abertos em outro software!

Velocidade

Em comparação com o backup em nível de arquivo, o backup em nível de bloco é muito mais rápido. Isso ocorre porque o backup em nível de bloco monitora todas as alterações feitas em arquivos que já foram copiados. Assim que uma alteração for detectada, em vez de substituir o arquivo inteiro, o backup em nível de bloco apenas copia o novo bloco que contém as alterações recentes. Isso aumenta a velocidade e eficiência!

A Verdade Final

Ao comparar os prós de cada opção, fica claro que uma opção supera a outra.

Embora o backup em nível de arquivo possa ser utilizado por empresas que possuem um pequeno conjunto de dados ou em alguns casos específicos que requer simplicidade, o último é uma opção muito melhor do que o anterior. Não apenas o backup de dados em nível de bloco é mais rápido, mas também mais confiável e eficiente.

Portanto, na sua empresa, sempre escolha backup em nível de bloco em vez de backup em nível de arquivo se possível.

Espero ter ajudado.

Fouad Ata – Líder Técnico @ Infomach | CCNA, CCNP | CheckPoint CCSA CCSE | ITIL V3 | MCP,MCSA, MCSE | CEH | AWS Architect | CNSS | MGMT 3.0

Artigos Relacionados

Procurar

Utilize o campo abaixo para encontrar o que deseja no Blog.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.