Infomach

5 tipos mais comuns de ameaças cibernéticas que você precisa conhecer

as ameaças de segurança mais comuns que deve procurar

 

As ameaças de segurança mais comuns que deve procurar

 

As ameaças cibernéticas parecem implacáveis e estão se tornando mais perigosas a cada dia. Enquanto a internet apresenta aos usuários muitas informações e serviços, também inclui vários riscos. Os ataques cibernéticos estão aumentando em sofisticação e volume, com muitos cibercriminosos usando uma combinação de diferentes tipos de ataques para atingir um único objetivo.

Embora a lista de ameaças potenciais seja extensa, abaixo você verá as ameaças de segurança mais comuns que deve procurar.

.

1. Malware

Abreviação de “software mal-intencionado”, o malware é apresentado de várias formas e pode causar sérios danos a um computador ou a uma rede corporativa. Existem várias formas de malware, desde vírus e worms até Trojans e além. O malware é frequentemente visto como um termo abrangente que se refere a qualquer software projetado para causar danos a um computador, servidor ou rede.

O software antivírus é o produto mais conhecido para proteger seus dispositivos pessoais contra malware e é um ótimo começo para evitar possíveis ameaças. Enquanto para empresas, proteger seu endpoint é essencial para detectar, prevenir e corrigir rapidamente ameaças avançadas ao seu negócio.

.

2. Worm de Computador:

O traço distintivo de um worm é que ele pode se auto-replicar e não requer interação humana para criar cópias e se espalhar rapidamente e em grande volume. A maioria dos worms é espalhada enganando os usuários da Internet e são projetados para explorar buracos de segurança conhecidos no software.

Como muitos funcionários usam seus Smartphone e notebook para tarefas relacionadas ao trabalho quando não estão dentro do perímetro de seu firewall corporativo, as empresas correm um alto risco de possíveis worms.

Se uma máquina estiver infectada, o worm pode: corromper arquivos, roubar dados confidenciais, instalar um backdoor que forneça aos cibercriminosos acesso ao seu computador ou modificar as configurações do sistema para tornar sua máquina mais vulnerável.

.

3. Spam:

Spam refere-se a mensagens não solicitadas na sua caixa de entrada de e-mail. Do ponto de vista do remetente, o spam é uma ótima maneira de transmitir sua mensagem de maneira eficiente e econômica. Embora o spam seja geralmente considerado inofensivo, alguns podem incluir links que instalarão software malicioso no seu computador se o destinatário clicar nele.

Como reconhecer um spam malicioso? Primeiramente, se você não reconhecer o endereço do remetente, não o abra. Além disso, se o endereço de e-mail de uma maneira genérica, ou seja, “Caro cliente”, “Olá,” etc., não participe. Esteja ciente dos links incorporados e verifique se eles têm URLs ímpares passando o mouse sobre eles para ver para qual página ele deseja direcioná-lo e se o URL de destino corresponde ao site de destino esperado.

.

4. Phishing

Criados por cibercriminosos que tentam solicitar informações confidenciais ou privadas, os esquemas de phishing tendem a ser o ponto de partida de quase todos os ataques cibernéticos bem-sucedidos. Os esquemas de phishing podem se disfarçar de várias formas, seja como banco ou um serviço da Web comum, com o único propósito de atraí-lo clicando em links e solicitando a verificação de detalhes da conta, informações pessoais ou senhas.

Muitas pessoas ainda associam phishing a e-mails, mas essa ameaça evoluiu além da sua caixa de entrada. Os hackers agora estão empregando mensagens de texto, telefonemas, aplicativos falsos e testes de mídia social para enganar uma vítima inconsciente.

.

5. Botnet:

O malware de botnets é uma rede de computadores que foram sequestrados ou comprometidos, dando aos hackers a capacidade de controlar computadores infectados ou dispositivos móveis remotamente. Quando o malware é lançado em seu computador ou dispositivo móvel, ele recruta seu dispositivo infectado em uma rede de bots, e o hacker agora pode controlar seu dispositivo e acessar todos os seus dados em segundo plano sem o seu conhecimento.

Uma botnet pode consistir em dez computadores ou em centenas de milhares. Quando os bots se juntam eles são uma força a ser considerada. Se um botnet atingir o site corporativo, ele poderá fazer milhões de solicitações ao mesmo tempo sobrecarregar os servidores, desativando o site, reduzindo o tráfego na Web ou afetando o desempenho.

Como muitas empresas sabem, um site off-line ou com um longo tempo de atraso pode ser muito caro, resultando em perda de clientes ou reputação prejudicada.

Disponibilizamos soluções como Firewall SonicWall, Antivírus McAfee, Segurança de e-mail e Antispam, Backup Veeam para empresas em formato tradicional de aquisição e principalmente na modalidade serviço gerenciado. Sua empresa paga um valor mensal e recebe hardware, software, monitoramento e acesso ilimitado a um time de especialistas de segurança.

Conte com uma equipe de consultores e especialistas em soluções de Segurança da Informação, Cloud e Infraestrutura em empresas de todos os tamanhos.

Procurar

Encontre o conteúdo que deseja

Categorias

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail nossos informativos.

Redes Sociais

Sair da versão mobile